segunda-feira, 8 de julho de 2013

HORTINHA CASEIRA - Então...isso é um projeto de algum tempo e...bom, eu sempre justificava o fato de não colocar em prática esse meu sonho, devido ao fato de não ter jardim ou espaço de terra em minha casa. Então...eis que surge...

Minha primeira hortinha em jardineiras plásticas - 


Uma horta requer pouco tempo de trabalho para ser cuidada, mas é preciso ficar de olho no crescimento das plantas e observar sinais das folhas. Elas podem dar sinais se estão sendo castigadas com muita ou pouca água, sol demais ou de menos e...bom, vamos tentar fazer tudo certinho!!!
Material necessário: Utilizei jardineiras plásticas, terra vegetal, esterco, pedras e um pedaço de telinha, pode ser uma manta também. Preparei a mistura da terra com o esterco na proporção de 4 de terra para 1 de esterco. Comprei saquinhos com sementes  e algumas pequenas mudinhas em casa de plantas. Aqui, algumas dicas:
  • Durante o inverno é necessário regar a hortinha apenas uma vez por dia. Em dias mais úmidos, confira a umidade da terra com o seu dedo. Caso esteja ainda molhada, não há necessidade de mais água. Em caso de tempo seco e quente, regue imediatamente. No verão é necessário maior cuidado com a água, a terra seca bem depressa, então talvez seja necessário fazer as regas duas vezes ao dia.
  • Morando em casa ou apartamento, é preciso que esta horta esteja sujeita a iluminação do sol por algumas horas durante o dia. Morando em apartamento, escolha lugares mais arejados como sacadas ou áreas de serviço para que ela tenha sol o suficiente. As plantas fazem fotossíntese (e você achava que as aulas de biologia eram inúteis, né?) e precisam de iluminação do sol para crescerem.
  • A cada dois meses você pode enriquecer a terra com adubo. Você pode fazê-lo ou comprar pronto. Fazer adubo dá um tanto mais de trabalho, você precisa compostar esterco de boi e algum material orgânico como restos e cascas de legumes/vegetais. Fica a seu critério e tempo para escolher entre uma e outra opção.
  • Uma dica interessante para manter o solo mais úmido é colocar por cima da terra, ao lado das mudas, pedrinhas ou folhas secas.
  • Cuidado com a dengue: se você for utilizar um prato abaixo da floreira, coloque um pouco de areia pra que ela não sirva de criatório para mosquitos.
  • COMO EU INICIEI: A principio comecei com sementes de salsinha e cebolinha, dessas que compramos em saquinhos no supermercado. Fui além...fiz mudinhas de pimenta. Bem,eu mesmo esperei secar uma pimenta e semeei as sementes da mesma, depois de secas ao sol por diversos dias. E, aos poucos fui fazendo assim minhas primeiras mudinhas. E também, comprei mudinhas pequenas de salsão, manjericão e outra qualidade de pimenta. Pretendo semear rúcula, coentro, alguns outros temperos e ervas ainda essa semana. Estou empolgada, determinada em levar "isso" adiante...estou adorando ver como crescem rápido e cada dia que passa estão mais e mais lindas. Eu RECOMENDO ter uma hortinha em casa, funciona super bem como higiene mental. Uma fascinante e deliciosa "terapia" para manter a tranquilidade e paciência em seus devidos lugares!!!

1 comentários:

Unknown disse...

Adorei a hortinha!!! Já tentei fazer mas desisti, depois de ver sua idéia me inspirei e vou tentar fazer de novo!!!

Postar um comentário