terça-feira, 16 de julho de 2013

EXERCITAR-SE - Você está pensando em começar a realizar atividades físicas? Ótimo para você! Aqui vai algumas dicas!!!

Você está apenas a alguns passos de ter sua qualidade de vida muito mais saudável -

Ao ar livre
1. O uso de tênis, bonés, camisetas e óculos de procedência duvidosa podem causar prejuízos à saúde. Algumas camisetas prometem facilitar a evaporação do suor, mas, ao contrário, retêm líquido. O indivíduo transpira mais do que o desejado e corre o risco de ficar desidratado.
2. Apesar de transpirar menos no inverno, o indivíduo que pratica atividades ao ar livre também precisa estar hidratado. O ideal é beber muito líquido antes, durante e depois do exercício. Observe sua urina. Se estiver escura, é sinal de que está desidratado.
3. Capriche ao escolher o seu tênis. Um bom calçado, com sistema de amortecimento, reduz o impacto da pisada e protege as articulações. Na hora da corrida, evite terrenos muito duros, íngremes ou irregulares, que aumentam os riscos de lesão e fratura.
4. Evite praticar atividades físicas em horários muito quentes, entre 10 h e 16 h. O ideal é o início da manhã ou o finalzinho da tarde. Dê preferência a áreas arborizadas. Não se esqueça do protetor solar.
5. Na hora de praticar exercícios, opte por lugares seguros. Nada de pedalar no meio dos carros ou correr de madrugada. Se não tiver alternativa, organize grupos de ciclistas ou corredores noturnos. E não abra mão dos sempre indispensáveis equipamentos de segurança.
Na academia
1. Como a paisagem na academia não é tão bonita e aprazível quanto no parque, o indivíduo tende a perder o interesse na atividade mais facilmente. Para evitar que tranque a matrícula, experimente ler um livro ou assistir a um filme enquanto pedala.
2. Respeite os seus limites físicos ao praticar atividades físicas em uma academia. Principalmente nas sessões em grupo. Não é aconselhável tentar acompanhar o ritmo dos demais. Você pode forçar uma barra, sofrer uma lesão qualquer e nunca mais se recuperar.
3. Na hora de usar a ergométrica, ajuste o banco de acordo com a sua altura. Assim, não sobrecarrega as articulações do joelho, tornozelo e quadril. Depois de ajustar o banco e o guidão, verifique também a regulagem que mede a intensidade da pedalada.
4. Andar na esteira pode não ser tão simples quanto parece. Longe da buzina dos carros e do vaivém dos pedestres, você pode se esquecer da vida, exagerar no ritmo e sobrecarregar as articulações. Na dúvida, consulte sempre o professor da academia.
* O ideal é variar os exercícios na academia e ao ar livre.

0 comentários:

Postar um comentário