HOMEOPATIA -
Homeopatia é uma palavra de origem grega, que significa, homeos - semelhante, da mesma natureza, e pathos (ia) – o que sofre, doença. A homeopatia baseia-se na cura através do semelhante (similia similibus curantur), ou seja, tratam-se as doenças por meio de substâncias que, quando utilizadas numa pessoa sã, produzirão sintomas semelhantes aos da doença a ser tratada.
Para que uma substância possa se transformar em medicamento homeopático é necessário um estudo científico denominado experimentação patogenética. Através deste estudo são descritas e determinadas as propriedades curativas do medicamento em questão.
Este método terapêutico foi desenvolvido há mais de 200 anos por um médico alemão, que estudou, experimentou em si mesmo e descreveu diversas substâncias extraídas da natureza. Atualmente estes estudos continuam e a cada ano novas substâncias se tornam medicamentos homeopáticos. Estas substâncias, que podem se originar tanto de plantas como de animais ou minerais, passam por um processo de preparação especial denominado dinamização.
Em homeopatia a dinamização é feita através da diluição da substância em água, álcool ou em uma solução hidro-alcoólica e, posteriormente, ela é agitada. Todo este processo fará com que o medicamento adquira um potencial energético específico, eliminando toda sua toxicidade, fazendo aflorar sua capacidade medicamentosa e curativa. A esta agitação denomina-se sucussão.
Este processo de agitações, vibrações dos medicamentos na forma líquida, provoca um turbilhonamento do líquido, e consequente liberação de energia, por intermédio de uma vibração molecular, com a frequência específica da substância preparada.
Algumas das substâncias em estado puro na natureza possuem toxicidade, como Arsenicum album (mineral) ou Cicuta virosa (vegetal) ou Lachesis muta (animal) mas lembramos que, após passar pelo processo de diluição e sucussão, elas acabarão perdendo a sua toxicidade original, ativando o que importa ao homeopata: a "informação" da mesma, ou seja, a mensagem a ser transmitida ao organismo para que ele desenvolva a reação curativa.
0 comentários:
Postar um comentário