Há poucos anos atrás, mal se ouvia falar em síndrome de Asperger, mas atualmente tem sido tema de livros, palestras, congressos, pesquisas, etc. Isso é muito bom para esse grupo de pessoas que possuem comportamentos diferenciados da grande maioria.
Mas o que é a Síndrome de Asperger?
É um transtorno do desenvolvimento da família do autismo, mas entretanto diferentemente do autismo, a pessoa quando criança com Síndrome de Asperger, apresenta desenvolvimento cognitivo e intelectual normal e não apresenta atraso no desenvolvimento da fala. O desenvolvimento da criança parece normal, mas no decorrer dos anos seu discurso torna-se diferente, monótono, peculiar e há com freqüência a presença de preocupações obsessivas. Sua capacidade de interagir com outras crianças torna-se difícil, é pouco empática, apresenta comportamento excêntrico, suas vestimentas podem se apresentar estranhamente alinhadas e a grande dificuldade de socialização tende a torná-los solitários. Há prejuízo na coordenação motora e na percepção viso espacial. Elas apresentam interesses peculiares e pode passar horas assistindo ao canal da previsão do tempo na televisão ou estudando exaustivamente sobre temas ou assuntos preferidos como dinossauros, carros, aviões ou mapas de ruas, por exemplo. (Fonte: Livro- Olhe nos meus olhos – Minha vida com Síndrome de Asperger – John Elder Robison)
Tenho atendido, nesses últimos anos, algumas crianças e adolescentes com Asperger. A grande reclamação desses é a incompreensão dos familiares, da escola e dos amigos para o comportamento social apresentado. Eles são acometidos pela Aspie (abreviatura de Asperger), mas e na grande maioria das vezes, não diagnosticados, o que torna ainda mais difícil esta interação. O que dificulta o diagnóstico, é que a pessoa com Aspie é muito inteligente, por isso, os pais podem pensar como o seu filho tão inteligente pode estar doente. Bem, enquanto o diagnóstico não vem, as pessoas com Aspie vão sendo incompreendidas e maltratadas, principalmente na escola porque os professores, os auxiliares e os demais alunos não estão ainda familiarizados com a patologia. O mesmo acontece no trabalho (quando adulto) e nos relacionamentos em geral. Algumas crianças e adolescentes são alvo de bullying (ameaça ou agressão de forma intencional e repetida) não só na forma de violência física, mas na psicológica.
O Psicólogo e diretor de estudos de crianças autistas da Universidade de Yale em Connecticut Ami Klin realizou uma pesquisa com grupos de pessoas com e sem a síndrome de Asperger, para verificar o raciocínio lógico. Foi apresentado um desenho animado com um círculo e um triângulo dentro de uma elipse.
No vídeo, o triângulo se movia em direção ao circulo e dava um empurrão. O círculo se balançava, mas voltava a ficar parado. Na terceira vez, após receber o empurrão do triângulo, o círculo saiu em direção ao objeto e a elipse acabou sendo estourada.
O pesquisador perguntou ao grupo de pessoas sem a síndrome, como elas traduziam aquela situação. A maioria disse que o triângulo estava provocando o circulo e chegou um momento que o objeto não suportou e decidiu sair correndo para tomar satisfação com o triângulo.
Já o grupo com Apie viu uma fusão nuclear, quando duas partículas que se repelem mutuamente acabam destruindo um átomo.
Fique atento para alguns sintomas característicos de crianças com Síndrome de Asperger:
1. Faz pouco contato visual com o outro, não consegue passar muito tempo olhando nos olhos de outra pessoa.
2. Provavelmente não usa gestos como acenar, apontar, assentir ou fazer ”shh” com o dedo significando silêncio.
3. Não tem muitos amigos
4. Prefere brincar sozinho ao invés de interagir com outras pessoas
5. Nas brincadeiras em grupo, destaca-se pelo comportamento distinto, por exemplo: Continua a vagar pela sala enquanto as outras crianças já estão sentadas na hora de ouvir uma história.
6. Parece fascinado por partes do brinquedo ao invés de brincar com ele. Por ex: gira constantemente as rodas de um carrinho, ao invés de fazê-las rodar no chão
7. Passa longos períodos enfileirando objetos e fica mais perturbado do que o normal se alguém os muda de lugar
8. Demonstra interesse em coisas incomuns para uma criança, por ex: postes de iluminação, liquidificador, mapas, logotipos.
9. Prefere a rotina
10. Evita revezamentos e gosta de ser o primeiro o tempo todo
11. Repete a mesma coisa várias vezes
12. Não facilita o diálogo quando o assunto é algo sobre o qual apenas o outro deseja falar
13. Fala sem se preocupar se o outro está interessado ou entediado com o assunto sobre o qual ele está falando
14. Faz movimentos incomuns e repetidos, como girar o corpo e agitar os braços
15. Muito sensível ao barulho
16. Mostra a tendência a ser muito formal
17. Tem uma comunicação rebuscada, eloqüente, de um modo incomum, com o tom muito alto e sem expressão ou com sotaque distinto. (Fonte: Livro Convivendo com Autisto e síndrome de Asperger – Chris Williams e Barry Wright)
A melhor maneira de ajudar uma pessoa com a síndrome é entendendo os seus sintomas e procurando ajuda para a mesma. O tipo de terapia indicada é a Relacional, onde vão aprender a se socializar.
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