quinta-feira, 27 de março de 2014

UM SHOW DE RECEITINHA

LASANHA DE PÃO DE FORMA 

Ingredientes:
1 pacote de pão de forma
1 lata de creme de leite
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 kg de queijo mussarela
1/2 kg de presunto
1 molho de tomate

Modo de Preparo:
Em uma panela refoque com molho de tomate, cebola e o alho logo em seguida coloquem a lata de creme de leite, deixe no fogo até levantar a primeira fervura, apague o fogo e reserve.
Para montar é só retirar a casca do pão de forma e colocando uma camada de cada.
Leve ao forno por alguns minutos antes de servir, retirando assim que o queijo estiver derretido.


HORA E A VEZ DA RECEITINHA -


Pão Recheado 

Massa:

1 kg de farinha de trigo
2 copos de leite morno
1 copo de óleo
1 colher de sopa de fermento p/ pão
Sal a gosto
Recheio:
250g de presunto
250g de mussarela
Massa de tomate
Requeijão
Orégano


Modo de Preparo:


Junte o leite morno, o óleo o fermento e o sal em uma vasilha e um pouco de farinha
Vá acrescentando mais farinha, misturando sempre a massa com as mãos para sentir o ponto
Acrescente farinha e misture até a massa ficar consistente e soltar das mãos e da vasilha
Deixe descansar por 15 minutos
Divida a massa, e abra uma das partes em uma superfície limpa e seca, com as mãos ou com um rolo
Espalhe uma camada de massa de tomate, cubra com presunto e depois a mussarela
Espalhe uma camada de requeijão e salpique o orégano
Dobre as beiradas da massa e enrole como se fosse um rocambole
faça o mesmo com a outra parte da massa
Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos
Os dois pães servem aproximadamente 8 pessoas

quarta-feira, 19 de março de 2014

ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL -

Alimentação das crianças com PC

- As crianças com PC apresentam disfagia, regurgitação freqüente, tosse e sufocamento durante a alimentação, vômitos, refluxo gastroesofágico, aspiração, hipertonicidade da língua (e sua lateralização) e disfunção oral-motora. Com essa dificuldade do pequeno para se alimentar, o que os pais devem fazer para que o filho não fique anêmico ou desnutrido, prejudicando o crescimento? Como alimentar uma criança nessas condições? É preciso que haja uma suplementação nutricional?

Há vários tipos de Paralisia Cerebral, a criança pode apresentar desde um distúbio motor isolado em um membro até um quadro de tetraplegia. A melhor forma de alimentar a criança vai depender do seu grau de desenvolvimento motor. Considerando as crianças que apresentam hipotonia na região do pescoço e tronco, é fundamental que sejam alimentadas na postura sentada e que sejam deitadas com cabeceira elevada  pelo menos 30 minutos após as refeições, para minimizar o risco de regurgitações, com conseqüentes engasgos e aspirações.  O aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida é o ideal: além de ser nutricionalmente completo para a fase e constituir a primeira vacina que o bebê recebe, serve como um estimulante do desenvolvimento neuromotor, pois a criança interage mais com a mãe do que quando a mamada é artificial e exercita sua musculatura orofacial.  As refeições devem ser fracionadas em volumes menores e ofertas mais frequentes, pastosas e preferencialmente amassadas com garfinho, evitando peneira e liquidificador, para que os movimentos de mastigação sejam estimulados. As sopinhas devem ser concentradas, com aproveitamento da água do cozimento para a papinha, pois assim garantimos que mesmo em um pequeno volume a criança receba quantidades adequadas de nutrientes.

Algumas crianças necessitam de suporte nutricional complementar, com suplementos orientados por nutricionistas. No geral, há desaceleração de peso e estatura em relação às crianças de mesma idade e sexo, pois  a integridade do cérebro é importante para um adequado crescimento e desenvolvimento. É importante que as crianças sejam acompanhadas periodicamente com avaliação individualizada de peso e estatura.

Em casos onde o suporte nutricional pela via oral não é suficiente para manter a criança nutrida ou quando os episódios de refluxo e aspiração não são controlados de outra forma pondo em risco a vida da criança, precisamos indicar um procedimento chamado gastrostomia. O cirurgião pediátrico realiza uma abertura no estômago da criança, e introduzimos uma sonda para conduzir a alimentação que pode ser artesanal, manipulada em casa pela família, ou através de suplementos. O trabalho com a fonoaudiologia e fisioterapia são fundamentais para a qualidade de vida da criança com Paralisia Cerebral

- Definida a forma, quais alimentos os pais devem introduzir na dieta dos pacientes com PC e quais devem ser evitados? Por que?

A criança deve ter dieta com alimentos que melhoram a motilidade gastrointestinal, para facilitar a evacuação e evitar alimentos que facilitam o refluxo gastroesofágico. Pneumonias por aspiração são freqüentes, e a fraqueza da musculatura abdominal dificulta a evacuação.

- Como a alimentação pode ajudar essas crianças nas dificuldades motoras? Alimentos à base de cálcio, por exemplo, são interessantes para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose precoce? Como os pais podem fortabelecer a massa muscular dos filhos por meio da dieta?

Uma dieta contendo proteínas de origem animal (carne, frango, peixe, ovos) e/ou de origem vegetal (grãos), frutas, vegetais, gorduras não saturadas (azeite in natura) e carboidratos em proporções e quantidades adequadas, associada a estimulação física das crianças e com o uso de suplementos em casos selecionados traz benefícios a curto e longo prazo. Suplementos de cálcio são no geral desnecessários.

-  Cerca de 50% das crianças com paralisia cerebral tem problemas de visão. De que maneira a alimentação pode ajudá-la a combater esse problema?

Crianças com Paralisia Cerebral precisam de avaliação da visão e audição, e mais recentemente têm se indicado esse tipo de triagem para todas as crianças, independente da situação de seu nascimento . O padrão-ouro para minimizar complicações de audição e visão  é o diagnóstico e intervenção precoces, com o teste da orelhinha e o teste do olhinho. O uso de aparelhos auditivos ou implante coclear pode ser indicado, bem como o uso de lentes corretivas e até procedimentos cirúrgicos. A estimulação com profissionais, como fonoaudiólogos e terapêutas ocupacionais, quando acessíveis à família, deve ser sempre indicada. A postura da criança com auxílio de cadeira adaptada e órteses auxilia na sua interação com o ambiente; esses são os pontos mais importantes na abordagem dos problemas de visão e audição. Se a criança tiver uma boa alimentação, com vegetais ricos em vitamina A como a cenoura, a abóbora e o mamão e for estimulada, teremos um impacto positivo na questão visual.

ALIMENTOS QUE PODEM DESENCADEAR REFLUXO GASTRO-ESOFÁGICO:
Alimentos que contém xantinas, tais como café, chocolate, refrigerantes tipo cola e chás
Alimentos gordurosos
Leite: Nos casos de alergia ao leite, o refluxo pode ser secundário à alergia, quadro relativamente comum

ALIMENTOS CONTRA-INDICADOS NA DOENÇA CELÍACA:
E que devem ser evitados antes dos 7 meses de vida
Cereais ou Massas para mingaus
Aveia
Trigo – Pães, Macarrão, Biscoitos
Cevada e Centeio

ALIMENTOS QUE PODEM PIORAR A CONSTIPAÇÃO
Algumas frutas: Goiaba, Caju, Banana, Maçã
Alguns tubérculos: Batata, Cenoura
Leite de vaca, em alguns casos

ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA DOWN -

1- Por que a obesidade é tão comum entre esses pacientes e por que é importante evitá-la?

A principal causa da obesidade na criança com síndrome de Down é o desequilíbrio entre a quantidade de alimento ofertado à criança e o seu gasto energético. As crianças com síndrome de Down apresentam hipotonia, ou seja, são mais ‘molinhas’ e tendem a gastar menos energia que as outras crianças por ficarem mais tempo em inatividade. Algumas apresentam um atraso maior para a deambulação e muitas apresentam dificuldade para correr e outras atividades físicas, porém isso varia muito de criança para criança, tanto por características individuais como pela estimulação que recebe. Ademais, quando existe hipotireoidismo e isso não é diagnosticado, a criança pode ganhar peso rapidamente por desequilíbrio hormonal. A obesidade tem se tornado um dos nossos maiores problemas de saúde pública, por reduzir sua qualidade e expectativa de vida, estando relacionada a doenças crônico-degenerativas como diabetes, hipertensão arterial sistêmica e outras doenças cardiovasculares.

2 - O que os pais podem fazer de modo a controlar o sobrepeso dos filhos por meio da alimentação?

É indicado que a criança tenha uma dieta conforme suas necessidades, recebendo novos alimentos de maneira gradual com o seguimento do peso e da estatura com o pediatra, usando gráficos específicos para crianças com síndrome de Down. Nos dois primeiros ano de vida, a criança conhece novos sabores e adquire hábitos que pode levar para o resto de sua vida, portanto a qualidade e a variedade dos alimentos ofertados nessa fase é muito importante.

O estímulo ao aleitamento materno exclusivo é uma forma de prevenção da obesidade, além de todos os outros benefícios conhecidos do leite materno. O lactente apresenta um mecanismo regulador da quantidade de alimento que realmente necessita, então quando a família oferta alimentos ‘à força’, finda por estimular um consumo além do requerido. Manter uma ambiente domiciliar harmonioso e trabalhar uma relação saudável com o alimento são detalhes indispensáveis para uma boa educação alimentar, que deve ser realizada desde cedo, inclusive mudando hábitos de toda família.

Toda criança precisa de exercícios físicos para proporcionar seu desenvolvimento neuromotor e gerar o hábito da atividade física. Além dos exercícios proporcionados por fisioterapia, terapia ocupacional, natação terapêutica e outras intervenções, atividades familiares tanto domésticas quando ao ar livre geram excelentes resultados.

Muitos alimentos, classificados atualmente como funcionais, apresentam evidências de promoção da saúde, além da nutrição do nosso organismo. Tais alimentos têm mostrado vantagens como coadjuvantes na prevenção de algumas doenças, e é possível que estejam relacionados com nossa longevidade. Cada organismo responde de uma forma diferente, então uma combinação variada de alimentos e inclusão dos alimentos funcionais caracteriza uma ‘dieta funcional’ considerada atualmente a melhor escolha para quaisquer grupos populacionais.

3- Podemos apontar algum grupo de alimentos que deve ser evitado por quem tem essa síndrome?

Segundo Dr. Zan Mustacchi, o nabo e a folha verde de mostarda interferem com o metabolismo da tireóide, devendo ser evitados em pessoas com síndrome de Down. Há algumas evidências que mostram que a criança com síndrome de Down é mais predisposta a  hipercarotenemia, uma impregnação na pele pelo pigmento betacaroteno contido em vegetais e frutas amarelos, como o mamão, a cenoura e a abóbora. Sugerimos não evitar sistematicamente esses alimentos, e se houver coloração suspeita na pele denotando excesso do nutriente, evitar os alimentos até melhora, depois reintroduzi-los em menor proporção. Muitas crianças da população geral tem hipercarotenemia, tantas outras são diabéticas ou possuem constipação crônica e tantas outras são alérgicas ao leite ou intolerantes ao glúten, o que nos faz mostrar que a dieta melhor para a criança Down é a melhor para todo mundo, pois é rica em fibras, pobre em açúcar refinado e gordura saturada, variada e muito saudável. Restrições são prescritas caso a criança tenha um problema nutricional particular, tenha ela síndrome de Down ou não.

4 - Alguns pacientes podem ter problemas cardíacos. Neste sentido, como a alimentação pode jogar à favor dessas crianças? Quais alimentos funcionais são interessantes para elas e por quê?

Cerca de 40% das crianças com síndrome de Down apresentam alterações cardíacas. Algumas cardiopatias congênitas se acompanham de dificuldade para ganhar peso e nesses casos, além alimentação enriquecida com leite fortificado é necessário uma suplementação nutricional.

Na síndrome de Down existe um conjunto de anormalidades enzimáticas ainda não totalmente elucidado, e uma necessidade maior de ácido fólico e é possível que alimentos anti-oxidantes e funcionais tenham um papel importante na prevenção do envelhecimento precoce que caracteriza a síndrome.

5 - A constipação, o refluxo gastro-esofágico e a doença celíaca (má absorção do glúten) também são outros sintomas que os pequenos enfrentam. Quais alimentos são indicados para eles nestes casos?

Para melhorar a constipação precisamos de uma dieta rica em fibras, extraídas de alimentos como a linhaça, frutas como laranja, mamão, melancia, pera. O consumo de castanha de caju, castanha do pará e outras nozes costuma ser eficaz, além da aveia, do farelo e do germen de trigo. O consumo de frutas e vegetais além de uma adequada ingestão de líquidos contribuem para melhorar a função intestinal.

Como medida geral, devemos orientar a todos os bebês com síndrome de Down medidas posturais e dietéticas contra o refluxo gastroesofágico. Devem dormir com a cabeceira elevada. A alimentação não deve ser ofertada com a criança deitada ou dormindo, sempre com a cabeceira elevada e a criança só deve ser posta para dormir pelo menos 30 minutos após as refeições. Em muitos casos o leite de vaca aumenta o refluxo e indicamos uma fórmula alternativa de leite de soja. O espessamento do leite com aveia pode ser indicado, pois além de inibir o retorno do leite, ajuda no funcionamento dos intestinos. Para crianças maiores, alimentos como chocolate, alguns chás, café e refrigerantes com xantinas (tipo cola ou guaraná) podem aumentar os episódios de refluxo e devem ter seu consumo moderado ou desaconselhado.

A doença celíaca é mais comum nas crianças com síndrome de Down que na população geral, e ocorre nas pessoas que não toleram alimentos com glúten, resultando em atrofia no intestino delgado e má absorção de nutrientes.Se não houver um diagnóstico, a criança vai cursar com diarréia crônica, distensão abdominal, transtornos emocionais (irritabilidade) e desnutrição além de aumentar a chance de desenvolver doenças auto-imunes como diabetes insulino dependente e tireoidite.Orientamos não introduzir alimentos que contenham glúten nos 6 primeiros meses de vida e que sejam realizados testes periódicos para detecção precoce da doença.

6 - Algumas crianças têm infecções recorrentes nos ouvidos. A alimentação também pode atuar neste caso? Como?

As crianças com síndrome de Down possuem o conduto auditivo mais estreito, curto e retificado, facilitando o acúmulo de secreção no ouvido médio, além disso, os episódios de refluxo gastroesofágico com ou sem engasgos podem contribuir para os processos infecciosos  como a deficiência imunológica associada à síndrome.

A postura para alimentar a criança, sempre com a cabeceira elevada, pode prevenir episódios de otite, bem como a exclusão de alimentos relacionados à piora do refluxo e às alergias, caso a criança as apresente.

7 - Quais outros alimentos são indispensáveis na dieta do Down e por quê?

A deficiência de ácido fólico produz anemia megaloblástica. As crianças com síndrome de Down apresentam uma alteração no metabolismo do ácido fólico, com predisposição à deficiência do nutriente. Indicamos o estímulo do consumo de vegetais folhosos escuros, feijões, brócolis, germe de trigo e outros alimentos, como os peixes e sucos cítricos para prevenir sua deficiência.

ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA -

Falando sobre alimentação do autista 

1- As infecções intestinais também são bastante comuns entre esses pacientes. Por que isso acontece e quais alimentos os pais devem introduzir e retirar do prato da criança nestes casos? Vale apostar em pro-bióticos? Quais e por quê?

É reportado que existem alterações genéticas específicas em crianças autistas que determinam uma deficiência imunológica que reduz a resistência natural contra infecções intestinais e que crianças com autismo tenham intestino irritável com mais freqüência que a população geral. Os sintomas mais freqüentes são distensão abdominal, cólicas, náuseas e constipação alternada com diarréia. Os estudos com alimentos probióticos têm sido promissores e eles parecem atuar positivamente nesses casos, tanto devido à digestão mais rápida e eficaz com menor produção de gás como pela competição com a proliferação de bactérias e fungos relacionados aos sintomas descritos. O iogurte e os leitinhos fermentados, assim com outros alimentos enriquecidos com probióticos podem ser boas indicações para essas crianças.

2 -  O autista costuma ter dificuldades para dormir. A apnéia pode, de alguma maneira, ser controlada por meio da alimentação? Alguns alimentos ajudam a criança a dormir melhor? Por que?

Entre as orientações para aumentar a qualidade do sono da criança estão a postura para dormir, as roupas confortáveis e adequadas à temperatura do ambiente,  e a iluminação do quarto. Para melhorar a entrada de ar pelo nariz, a cabeceira elevada a 30 graus confere auxílio. Alimentos como leite achocolatado e café perto da hora de dormir podem causar irritabilidade e insônia, dependendo da sensibilidade de cada criança. O suco de maracujá e o suco de alface podem ser úteis para a insônia de algumas crianças, por terem em sua composição sedativos leves.

3 -  Por que o autista deve evitar alimentos à base de caseína, carboidratos e glúten? Como substituir esses alimentos na dieta da criança?

Há controvérsias sobre a indicação da dieta de exclusão de caseína, glúten e redução radical de carboidratos na dieta de crianças com Autismo, mas é reportado que algumas crianças melhoram do desconforto gastrointestinal e ficam mais tranquilas. Não se sabe ainda se a dieta tem efeito direto sobre o comportamento irritadiço de algumas crianças, ou se pelo fato dela reduzir a formação de gases e conseqüentemente reduzir a cólica e  outros desconfortos, a criança se tranquilize. Como a comunicação é comprometida, a forma da criança mostrar que está desconfortada é se tornando agressiva, ou seja, a exclusão dos alimentos mais fermentativos não teria uma ação cerebral e sim local.

RECEITAS COM TALOS, CASCAS E FOLHAS -

Bolinhos de talos, folhas ou cascas 

Ingredientes: 
1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavados e picados
2 ovos
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) de água
sal a gosto
óleo para fritar


Preparo:
Bater bem o ovo e misturar o restante dos ingredientes. Fritar os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorrer em papel absorvente.
Preparar com talos de couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete ou cascas de chuchu.Obs: no caso dos talos de couve, couve-flor e brócolis recomenda-se dar uma pré-fervura antes do preparo. 







Carne moída com talos

Ingredientes: 
1 xícara (chá) de carne moída
1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavados e picados
2 tomates sem pele e sementes
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de óleo
cheiro verde e sal a gosto
Preparo:
Fritar ligeiramente a cebola e o tomate no óleo. Acrescentar a carne e o restante dos ingredientes. Deixar cozinhar até que a carne e os talos estejam macios.
Use talos de couve, brócolis, beterraba ou cascas de chuchu.




 

 







COMO FAZER MUDAS DE ROSEIRAS -

E aí, você gosta de rosas? Que tal ter a sua própria roseira hein?

Aqui vai uma boa dica para fazer mudas de roseiras!!! 
Retire um ramo de espessura média da roseira, e então o corte logo abaixo de cada nó. Retire as folhas. Faça um pequeno corte na parte de baixo de cada pequeno ramo. Mergulhe em água (natural ou com hormônio vegetal). Quando observar sinais de crescimento, finque no solo e mantenha úmido. Quando as folhas novas aparecem é hora de transplantar na terra. É isso aí, agora mãos a obra!!! 


quinta-feira, 13 de março de 2014

TERAPIAS ALTERNATIVAS AJUDAM CRIANÇAS AUTISTAS E CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Atualmente, os tratamentos tradicionais para o autismo e outros transtornos do espectro autista, – consultas com fonoaudiólogos, neurologistas e a escolha de escolas especializadas – são complementados com terapias alternativas, que embora não sejam validadas por um grande número de estudos médicos e científicos, são amplamente adotadas pelas famílias.

Estas terapias complementares introduzem animais, aplicativos para tablets eletrônicos e arteterapia na vida diárias das crianças autistas, melhorando suas habilidades comunicativas, a integração social e a qualidade de vida de toda a família.


Cães de assistência

O cão sempre foi considerado o melhor amigo do homem. Um cão de assistência, adestrado para garantir a integridade física, controlar situações de emergência e auxiliar na integração social, pode se tornar o melhor amigo de uma criança com autismo ou transtornos do espectro autista.

Por exemplo, um cão de assistência pode evitar comportamentos de fuga, alertando seus pais ou acompanhando a criança quando esta sair de casa. Da mesma forma, esses animais contribuem para reduzir o estresse e os comportamentos estereotipados dos autistas, ajudando a acalmar as crianças quando estão ansiosas ou irritadas.
Por serem companheiros dedicados, os cães permitem que a criança autista desenvolva habilidades sociais, facilitando o relacionamento e a comunicação com outras pessoas por meio do animal. Outros benefícios incluem a melhoria dos padrões de sono, já que o contato permanente com o cachorro proporciona um estímulo sensorial que o relaxa.

Segundo Bocalán, uma instituição da Espanha dedicada a adestrar e entregar cães de assistência a pessoas em situações de incapacidade, o tipo de comunicação e as atitudes do cão são reconhecidos com mais facilidade por crianças com autismo, possivelmente por utilizar a comunicação visual e emitir sinais de forma simples e na altura da criança.

A Corporação Junto a Ti, com sede no Chile, também colabora com o processo de reabilitação e inserção social de crianças autistas, destinando cães de assistência às famílias. Como bem expressam, “a criança com necessidades especiais, acompanhada de um cão de assistência, tem mais chances de se integrar com sucesso à sociedade”.

Nos Estados Unidos, a organização Compassionate Paws define o papel e o tipo de treinamento do cão de assistência de acordo com as necessidades específicas de cada criança. Por conseguinte, grande parte do processo de adestramento ocorre depois que o cão é introduzido na vida familiar, quando já se formou um vínculo afetivo entre o animal e a criança autista.

Professores, médicos e pais estão usando o Ipad como ferramenta para ajudar crianças com autismo, síndrome de Asperger e outros atrasos no desenvolvimento. Segundo a experiência prática de algumas famílias, as crianças que usam alguns dos diversos aplicativos disponíveis demonstraram considerável melhora nas habilidades comunicativas e cognitivas.

Um dos aplicativos para crianças autistas é o Proloquo2Go. É uma ferramenta que ajuda crianças com dificuldades na fala a se comunicar com mais facilidade por meio de mensagens de texto e voz, símbolos inovadores, ações e conjugações verbais, um extenso vocabulário e muito mais. O aplicativo é recomendado para crianças e adultos com autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, atrasos no desenvolvimento, derrame cerebral ou traumatismo encéfalo-craniano.

Outro aplicativo que permite que crianças especiais se comuniquem com mais eficiência é o Grace. Com esta ferramenta, as crianças podem formar frases a partir de imagens (símbolos e fotos) dispostas em um barco. Ao girar o tablet, a frase construída é interpretada por seu acompanhante, que pode atender a suas necessidades em tempo real. O mais interessante é que este aplicativo favorece a interação entre a criança e seu acompanhante, fortalecendo a compreensão e a confiança mútuas.

O Autism Express é outro aplicativo amplamente utilizado. Como as crianças autistas têm dificuldade para expressar suas emoções e interpretar corretamente o significado das expressões faciais, o Autism Express as ajuda a reconhecer e a comunicar diferentes sentimentos e estados de espírito, mediante interfaces lúdicas de fácil manejo. Desta forma, a criança pode expressar com mais exatidão se está feliz ou triste, se tem fome ou está cansada.

Muitos outros aplicativos para tablets e outros dispositivos móveis estão disponíveis gratuitamente ou a um custo relativamente baixo. Seu principal benefício reside no desenvolvimento das habilidades comunicativas, motoras e cognitivas de pessoas com necessidades especiais, que apresentam diferentes níveis de inteligência e grande memória verbal, o que torna os meios eletrônicos uma excelente alternativa para melhorar sua qualidade de vida.

Arteterapia

As artes visuais, a música, a dança e o  teatro são terapias complementares que melhoram as condições de vida das crianças com autismo e outras formas de atraso no desenvolvimento. Tais processos criativos servem de ponte comunicacional com a criança autista.

De acordo com a Associação Americana de Arteterapia (AATA), esta disciplina “emprega o processo criativo para melhorar o bem-estar físico, mental e emocional dos indivíduos, focalizando sobretudo a resolução de conflitos e problemas, o desenvolvimento das habilidades interpessoais, o controle do comportamento, a redução do estresse, o incremento da autoestima e da autoconsciência”.

No caso específico das crianças autistas e com dificuldades de aprendizagem, a arteterapia também gera benefícios cognitivos e sociais. De fato, algumas pesquisas demonstraram que a criação artística promove a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro – o direito que armazena memórias gráficas, e o esquerdo, que controla a capacidade verbal-. Portanto, uma pessoa com uma condição especial pode ter uma capacidade maior de articular verbalmente uma experiência depois de se expressar por meio de uma obra de arte.
No aspecto social, as sessões de arteterapia em grupo oferecem às crianças autistas uma oportunidade de socializar em um ambiente seguro, onde possam se expressar livremente. Nesses encontros com a arte, as crianças também descobrem que não são as únicas e que existem outras pessoas com problemas similares aos seus. Desta forma, sentem-se mais conectados com seu entorno.

Segundo Erin Brumleve, “a arte também reduz a fadiga, a depressão, a ansiedade, a dor e o estresse”. Desta forma, a criança canaliza sua energia, habilidades e desafios para o trabalho artístico, e não para si mesmo ou a família.

Uma das entidades que promove esse tipo de terapias alternativas é a VSA, a Organização Internacional de Arte e Deficiência, administrada pelo Centro de Arte Dramática John F. Kennedy, com sede em Washington DC, Estados Unidos.

Esta organização provê educação artística e acesso à arte a pessoas com deficiência. A cada ano, sete milhões de crianças, jovens e adultos participam de seus programas, por meio de uma rede nacional e 52 afiliados internacionais.

Seja por meio de um cão de assistência um aplicativo ou uma aula de arte-terapia, cada vez mais crianças autistas e sua família têm a seu alcance um número maior de alternativas, que a ajudam a levar uma vida normal, feliz e repleta descobertas maravilhosas.
Fonte: http://ajuda.discoverybrasil.uol.com.br/

BRINQUEDOS PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS -


Tem coisa mais gostosa que brincar? Para os adultos pode até parecer bobeira, mas as atividades lúdicas são fundamentais, pois possibilitam o desenvolvimento em vários aspectos. Quando se trata de crianças com necessidades especiais, a brincadeira assume papel ainda mais importante. “Brincar complementa a reabilitação, pois propicia a qualidade de vida e também os ganhos funcionais. É uma estimulação fundamental para auxiliar na recuperação ou mesmo na criação de mecanismos adaptativos”, afirma Germana Savoy, coordenadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri).

Escolhas conscientes 
Na hora de comprar brinquedos, os pais devem levar em consideração sobretudo as preferências da criança, assim como as habilidades e capacidades funcionais. “Determinar que a criança com necessidade especial só fique com o brinquedo adaptado é uma forma de exclui-la”, defende Germana.

É mais importante selecionar o brinquedo de acordo com o desenvolvimento do que com a faixa etária. O que vai resultar em um largo sorriso não é apenas o jogo – adaptado ou não –, mas a estratégia e a dinâmica da brincadeira.

Estímulos ideais 
A criança precisa de desafios para sentir-se estimulada, assim como êxito na exploração do brinquedo. O que vale é que o pequeno sinta-se valorizado pela conquista, seja montar um bloco ou apertar um botão. “À medida do possível, as crianças devem ser expostas às experiências e brincadeiras naturais da idade. O importante é ter pessoas preparadas para facilitar e mediar a interação”, alerta.

Estratégias como texturizar, sonorizar ou iluminar móbiles, chocalhos e demais acessórios possibilitam que o objeto seja melhor percebido. A música, o canto e a representação de histórias são indicados para qualquer criança, inclusive as com limitações graves no leito. Vale abusar de máscaras, fantasias, bonecos e super heróis, uma boa alternativa aos distúrbios comportamentais.

Para estimular a percepção visual, vale lançar mão de lanternas, purpurina e laminados. Os rostos de brinquedos com muitos detalhes e cores contrastantes ajudam a organizar esquemas visuais. Utilizar os demais sentidos na brincadeira como a audição e o tato é fundamental.

As crianças com limitações motoras devem ter seu acesso facilitado a diversos ambientes e posições que possibilitem a exploração. No caso das limitações auditivas, as brincadeiras corporais são as mais indicadas. Jogos de percussão são interessantes, pois possibilitam perceber a vibração do som e ampliar a sensibilidade.

A escolha certa 
Com a consultoria de Germana Savoy, da Associação Brasileira de Brinquedotecas, selecionamos algumas opções para ajudar você a se inspirar na hora de comprar o brinquedo para o seu filho. Mas lembre-se: seja qual, a diversão fará toda a diferença se ele tiver o seu estímulo e companhia. Aproveite!

Brinquedos adaptados mundo afora 
Fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos, há muitas lojas especializadas em brinquedos para crianças com necessidades especiais. Há de tudo e é uma pena que a maioria não entregue fora do país. Uma das que tem mais opções é a Beyond Play (www.beyondplay.com). Vale a visita virtual. As lojas a seguir fazem entregas internacionais:

Sillyas Toys (www.sillyasstoys.com)
Essa loja virtual, além de brinquedos comuns, mas nada convencionais, tem opções para crianças com necessidades especiais, separadas em uma categoria. Há quebra-cabeças, jogos de memória e até uma inusitada mini-bateria para ser tocada com os dedos.

Fat Brain Toys (www.fatbraintoys.com)
Tem uma infinidade de brinquedos separados por categorias de necessidades especiais como desenvolvimento motor, socialização, linguagem e atividades sensoriais. As opções são separadas também por faixa etária, de bebês a adultos em alguns casos.

PlayAbility Toys (www.playabilitytoys.com)
O site classifica os brinquedos de acordo com as necessidades especiais e fornece informações completas sobre os produtos. Os brinquedos podem ser encontrados por categorias de necessidades especiais: física, sensorial, cognitiva ou de comunicação ou ainda por necessidades específicas como tetraplegia ou paralisia cerebral.
Fonte:http://revistacrescer.globo.com/

SÍNDROME DE ASPERGER OU SÍNDROME DE GÊNIO -


Há poucos anos atrás, mal se ouvia falar em síndrome de Asperger, mas atualmente tem sido tema de livros, palestras, congressos, pesquisas, etc. Isso é muito bom para esse grupo de pessoas que possuem comportamentos diferenciados da grande maioria.
Mas o que é a Síndrome de Asperger?
É um transtorno do desenvolvimento da família do autismo, mas entretanto diferentemente do autismo, a pessoa quando criança com Síndrome de Asperger, apresenta desenvolvimento cognitivo e intelectual normal e não apresenta atraso no desenvolvimento da fala.  O desenvolvimento da criança parece normal, mas no decorrer dos anos seu discurso torna-se diferente, monótono, peculiar e há com freqüência a presença de preocupações obsessivas. Sua capacidade de interagir com outras crianças torna-se difícil, é pouco empática, apresenta comportamento excêntrico, suas vestimentas podem se apresentar estranhamente alinhadas e a grande dificuldade de socialização tende a torná-los solitários. Há prejuízo na coordenação motora e na percepção viso espacial. Elas apresentam interesses peculiares e pode passar horas assistindo ao canal da previsão do tempo na televisão ou estudando exaustivamente sobre temas ou assuntos preferidos como dinossauros, carros, aviões ou mapas de ruas, por exemplo. (Fonte: Livro- Olhe nos meus olhos – Minha vida com Síndrome de Asperger – John Elder Robison)

Tenho atendido, nesses últimos anos, algumas crianças e adolescentes com Asperger. A grande reclamação desses é a incompreensão dos familiares, da escola e dos amigos para o comportamento social apresentado. Eles são acometidos pela Aspie (abreviatura de Asperger), mas e na grande maioria das vezes, não diagnosticados, o que torna ainda mais difícil esta interação. O que dificulta o diagnóstico, é que a pessoa com Aspie é muito inteligente, por isso, os pais podem pensar como o seu filho tão inteligente pode estar doente. Bem, enquanto o diagnóstico não vem, as pessoas com Aspie vão sendo incompreendidas e maltratadas, principalmente na escola porque os professores, os auxiliares e os demais alunos não estão ainda familiarizados com a patologia. O mesmo acontece no trabalho (quando adulto) e nos relacionamentos em geral. Algumas crianças e adolescentes são alvo de bullying (ameaça ou agressão de forma intencional e repetida) não só na forma de violência física, mas na psicológica.

O Psicólogo e diretor de estudos de crianças autistas da Universidade de Yale em Connecticut Ami Klin realizou uma pesquisa com grupos de pessoas com e sem a síndrome de Asperger, para verificar o raciocínio lógico. Foi apresentado um desenho animado com um círculo e um triângulo dentro de uma elipse.

No vídeo, o triângulo se movia em direção ao circulo e dava um empurrão. O círculo se balançava, mas voltava a ficar parado. Na terceira vez, após receber o empurrão do triângulo, o círculo saiu em direção ao objeto e a elipse acabou sendo estourada.

O pesquisador perguntou ao grupo de pessoas sem a síndrome, como elas traduziam aquela situação. A maioria disse que o triângulo estava provocando o circulo e chegou um momento que o objeto não suportou e decidiu sair correndo para tomar satisfação com o triângulo.

Já o grupo com Apie viu uma fusão nuclear, quando duas partículas que se repelem mutuamente acabam destruindo um átomo.

Fique atento para alguns sintomas característicos de crianças com Síndrome de Asperger:

1. Faz pouco contato visual com o outro, não consegue passar muito tempo olhando nos olhos de outra pessoa.
2. Provavelmente não usa gestos como acenar, apontar, assentir ou fazer ”shh” com o dedo significando silêncio.
3. Não tem muitos amigos
4. Prefere brincar sozinho ao invés de interagir com outras pessoas
5. Nas brincadeiras em grupo, destaca-se pelo comportamento distinto, por exemplo: Continua a vagar pela sala enquanto as outras crianças já estão sentadas na hora de ouvir uma história.
6. Parece fascinado por partes do brinquedo ao invés de brincar com ele. Por ex: gira constantemente as rodas de um carrinho, ao invés de fazê-las rodar no chão
7. Passa longos períodos enfileirando objetos e fica mais perturbado do que o normal se alguém os muda de lugar
8. Demonstra interesse em coisas incomuns para uma criança, por ex: postes de iluminação, liquidificador, mapas, logotipos.
9. Prefere a rotina
10. Evita revezamentos e gosta de ser o primeiro o tempo todo
11. Repete a mesma coisa várias vezes
12. Não facilita o diálogo quando o assunto é algo sobre o qual apenas o outro deseja falar
13. Fala sem se preocupar se o outro está interessado ou entediado com o assunto sobre o qual ele está falando
14. Faz movimentos incomuns e repetidos, como girar o corpo e agitar os braços
15. Muito sensível ao barulho
16. Mostra a tendência a ser muito formal
17. Tem uma comunicação rebuscada, eloqüente, de um modo incomum, com o tom muito alto e sem expressão ou com sotaque distinto. (Fonte: Livro Convivendo com Autisto e síndrome de Asperger – Chris Williams e Barry Wright)

A melhor maneira de ajudar uma pessoa com a síndrome é entendendo os seus sintomas e procurando ajuda para a mesma. O tipo de terapia indicada é a Relacional, onde vão aprender a se socializar.

quarta-feira, 12 de março de 2014

FALANDO DE MIM MAIS UM POUCO...

Então...eu sou uma pessoa muito eclética e também gosto de tantas coisas e mudo de gosto assim do nada!
Sou as vezes simples, outras exigente...ora chata, excêntrica, doce, meiga, moderna, retro, romântica mas, sou intensa, constante, inteligente, dona de mim e aprecio as coisas bonitas embora, na maioria das vezes gosto das coisas caras rs rrsssss...não tenho culpa, eu juro...tenho bom gosto mas, não tenho grana e por aí vai rs rrssss...
Meu forte: bolsas, perfumes, colares, relógios, filmes...lenços, acessórios, muitas bijus...makes. Amooo batons e lápis delineadores...como viver sem eles???
Como as pessoas me veem?
- Bem, eu acho que quem não me conhece ou nunca falou comigo me acha antipática, metida, riquinha, enjoada, esnobe, cheia de "não me toques não me reles". E sou bem o oposto rs rrrsssss...
Pq eu acho que eles pensam isso a meu respeito?
- Bom, eu sou muito na minha, sossegada, super light, não me encano com qualquer coisa, levo a vida vivendo-a...a minha!!! Sou tranquila, serena, pé no chão, equilibrada, muito bem resolvida, muito família e...acho que sou seletiva. Não sou muito de ir por ir...não sou do tipo que marca território. Sei muito bem o que é estrelato e estrelismo...estou fora de manter as aparências e depois ficar no meio do caminho. Quem teve muito e perdeu sabe bem o que eu estou falando...fugi do assunto rs rrssss...
Retornando...
Gosto de coisas práticas, não muito rápidas...canso das coisas, melhor dizer: enjoo fácil. Isso não quer dizer que eu troco com facilidade também.
Fui popular na infância, na adolescência, na mocidade...estava em todos os lugares, conhecia todo mundo, conversava com qualquer um mas, isso não me fazia bem. Eu não tinha tempo de ser eu mesma, de falar as coisas que eu gostava, de estar com quem eu admirava e tinha afinidade...me sentia vazia, incompleta pq eu tinha conteúdo, era inteligente e...e então decidi abrir meu coração, me dar a chance de ser feliz e me sentir viva, pq até então eu era apenas um protótipo de eu mesma rs rrrssss...nada complexo né?
Preferi ser eu do meu jeito...pensar, ir e estar onde e com quem eu queria. Mudei as regras e...bom, não se pode agradar a gregos e troianos não é mesmo? E isso de estar na moda, badalações, multidões é piegas para mim...não combina com meu estilo, com a minha pessoa. Apreciar, provar, tocar...ouvir e falar, isso sim é a minha praia.
Sou sossegada, não vivo a vida das pessoas, não gosto de coisas complicadas, confusões, neuroses, chateações...prefiro me manter longe dos problemas, afinal cada um sabe onde o sapato aperta e...a vida não é simples e nem fácil pra ninguém né?
As pessoas confundem e complicam demais...reclamam, são pessimistas, baixo astral e lamentam-se muiiito para o meu gosto. Estão sempre se fazendo de vítimas, fazendo-se de coitados, se achando mártires, excluídos...isso incomoda e chateia.
Tá, as vezes me veem uma pessoa e sem me conhecerem, sem trocarem idéias comigo, sem conviverem ao meu lado acham que sou de um jeito que eu não sou mas, eu respeito isso. Sabe, pesnem o que quiserem é um direito deles e isso não me chateia e muito menos me incomoda pq sou quem eu sou e não vou mudar por nada nem por ninguém, eu me admiro, gosto de ser como eu sou...tenho personalidade, caráter, sou do bem, vivo em paz, sou uma mulher de fé e DEUS habita meu coração e faz eu acontecer dia a dia. Não sei o que é odiar, ter inveja...não sou mesquinha, nem hipócrita, tenho cabeça feita...possuo minhas próprias opiniões, pensamentos e idéias...não sigo ninguém. Tenho meus momentos de reflexão...sou adepta a desambiguação...isso é totalmente necessário para que eu cresça ainda mais como ser humano, preciso me sentir bem, realizada comigo mesma para seguir minha jornada...essa.
Acho que cada um é cada um e gosta de mim quem tem a facilidade de compreensão e entendimento da alma...pessoas espiritualizadas apreciam a minha companhia, têm compatibilidade comigo, falamos a mesma língua. Não sou de muitos amigos...tenho muitos colegas, conhecidos. Não sou de muitos lugares...
Tenho o meu lado meigo...curto bonecas, pelúcias...
Amo a natureza, os animais...água, esse é o meu elemento principal.
Me analiso da seguinte forma:
"Não procuro, busco ser encontrada".
Gosto do céu, da lua...dos astros. Adoro a noite...seus sons, seus pensamentos e acontecimentos.
Já fui uma colecionadora...simmm, já colecionei miniaturas de metal, anjos, selos, moedas...tanta coisa. Sei um pouco de mim...sei o essencial, o meu melhor.
Espaços grandes...grandes espaços.
Casa ou apartamento, tanto faz desde que tenham muitos móveis, muitos adereços, plantas, cores, misturas...gosto de espaço.
Campo, praia...deserto, sou de momento, de lua mesmo.
Se sou uma pessoa fácil de se conviver?
- Hummm...eu diria não. Pq gosto de ser única, minha parceira sou eu mesma, admiro minha companhia mas, gosto das pessoas...de estar com elas, de ouvi-las, de senti-las...suas essências.
Sou uma observadora do mundo, da vida, das pessoas, do tempo, do espaço...me faz bem, me acresce analisar minuciosamente as coisas.
Tem tanta coisa sem resposta...quem sou eu pra ficar questionando. Gosto de ler, escrever, estudar, conhecer...
Estranha...tem gente que me acha super estranha rs rrssss...outros me acham misteriosa. Fazer o que? Sou assim...tenho um coração enorme, gosto das pessoas, creio em milagres e em dias melhores...ets, vida pós morte, em anjos...em um Ser Supremo que é o SENHOR dos céus, o todo poderoso.
A vida é um presente...eu vivo a minha e você a sua!!!




FUI PEGA DE SURPRESA...

E de repente o susto!!! 

Vou muito bem obrigada!
Sempre na minha, correndo pra dar conta de tudo, sempre atenta a casa, ao trabalho, a família, aos amigos...sempre me esforçando ao máximo e me dedicando e dando atenção a tudo e todos.
E um dia...um belo, nublado e abafado dia algo não está certo...algo parece não encaixar. Sinto e sei que tem alguma coisa me incomodando, me deixando inquieta, agitada e apreensiva mas, passo por cima, faço de conta que "não é nada"...vai passar, ficarei bem.
O dia acontece em câmera lenta...longo dia.
Cansaço, muito...
E vem o anoitecer...desmarco compromisso com amigos, prefiro ficar quieta em casa...procuro relaxar, aquietar-me.
A sensação de aperto no coração me invade, uma palpitação incontrolável...peso no estomago que alcança até o peito. Estranho...sinto meu coração bater no pescoço como seu o tivesse engolido e o mesmo ter ficado entalado...fadiga, mal estar, falta de ar. Parece que vou desfalecer...estou preocupada, assustada confesso mas, permaneço-me equilibrada e mantendo a calma...tentando.
Sentada estou incomodada, deitada a sensação é muito pior...assustadoramente pior.
Decido fazer algo e urgente...
Vou ao quarto, tiro o pijama, visto algo leve e confortável. Pego os documentos e o celular e vou em busca de ajuda. Preferi manter em sigilo, nada de ligar para os filhos, amigos...não quero preocupa-los, não nesse momento. Encaminho-me ao hospital mais próximo de minha residência e em poucos minutos estou sendo atendida. Fui consultada minuciosamente, muitas e muitas perguntas me são feitas...pronto, estou numa sala fazendo um eletrocardiograma e sendo medicada. Os médicos...2 e uma enfermeira me dão todo o suporte, sou esclarecida em detalhes sobre o que pode estar acontecendo. Sou informada sobre os procedimentos seguintes...acabo de fazer o primeiro exame de sangue, serei mantida no hospital, farei diversos exames, raios X do tórax, do pulmão, do figado e da vísicula, ultrassonografia abdominal. Serão feito feitos eletros e exames de sangue de 6/6 hrs. Mais medicação VO e IV...soro, injeções na barriga...duas. Uauuuu...fico sabendo que fui sedada. Em algum tempo, lá estão todos...minhas filhas, meu genro, namorado de filha. Estou segura...me sinto segura, amparada e cuidada. Ainda amedrontada mas, estou em um hospital, medicada, minha família comigo no quarto...parece que fui desligada, sonolenta me entrego e...durmo, o sono dos justos de livre e espontânea pressão rs rrssss...
Logo eu...tão cheia de gás, de vida, de luz própria...vitalidade pura, alegria intensa, sorrisão largo sempre...pau pra toda obra. Pareceu-me um sonho mas, foi real...meu coração pediu "help" e eu soube ouvi-lo. DEUS me deu a sabedoria de entender a sua mensagem: sou de carne e osso, uma só...mortal.
Caramba...tive uma nova chance, acho que merecida.
O mix de susto, medo, ansiedade, insegurança...o pensamento de estar indo embora é avassalador, passam mil coisas pela cabeça. A sensação do coração estar sendo espremido, totalmente esmagado é algo...sei lá, tive medo mas, fui forte, corajosa...mantive a tranquilidade da alma, orava em silencio...pedia a DEUS para me amparar, pra cuidar de mim e deixar eu ficar...
Ver minhas filhas preocupadas e ali ao meu lado, me dando apoio, conversando comigo me fez ter a certeza do quanto sou necessária, do quanto sou importante, especial...sou o alicerce da família que amo e sou amada...estritamente necessária.
Conclusão: Existe um propósito para tudo em nossas vidas. Acontecem coisas o tempo todo, 24 horas por dia e precisamos estar atentos, de olhos bem abertos. Prestar atenção é o inicio desse longo caminho que é "o viver". Aprender a ter limites, cuidar da saúde, ouvir os sinais do nosso corpo...descansar, dormir e se alimentar bem. Fazer periódicas visitas ao médico, não beber, não fumar, não ser sedentário, não fazer muitas extravagâncias, esforçar-se para aquietar-se rs rrssss...fazer uma coisa por vez e seguir enfrente, vivendo e vivendo até quando DEUS permitir!!!
Vou dar uma mãozinha...daqui pra frente tudo vai ser bemmmm diferente, eu prometo!!!



22 TRUQUES DE MAQUIAGENS PARA OS OLHOS -

Aliada indispensável da beleza feminina, a maquiagem tem lá seus (vários) segredinhos. Com produtos específicos e técnicas corretas é possível valorizar os olhos. Sabe aquelas dicas que só os profissionais conhecem e fazem toda a diferença na hora do make?

1 - A sombra não precisa combinar com a roupa, mas é necessário existir uma harmonia. Por exemplo, se o look é super colorido ou floral, a sombra deve ser neutra para equilibrar o visual.
2 - Para não carregar muito na cor da sombra, aplique-a aos poucos, esfumando até chegar ao tom desejado.
3 - Uma forma fácil e bonita de usar sombras é eleger duas tonalidades (uma clara e outra escura) e aplicar a mais clara no canto interno e a mais escura no externo, criando uma fusão, sem contrastes entre elas.
4 - Para o ambiente de trabalho, prefira sombras em tons mais neutros, como marrom, pérola e rosa queimado. Deixe as cores fortes e os brilhos para as festas e baladas.
5 - Uma boa dica para fazer a sombra durar mais é passar primeiro uma camada de sombra cremosa (em bastão, por exemplo) e aplicar por cima a compacta.
6 - Também vale umedecer levemente o pincel na água antes de aplicar o produto. Além de fixar melhor a sombra, o truque torna sua cor mais intensa.
7 - Quem tem olhos proeminentes deve evitar sombras coloridas e cintilantes. As cores neutras e quase sem brilho são as mais indicadas.
8 - Outra opção é aplicar sombra clara abaixo das sobrancelhas e uma sombra escura sobre as pálpebras.
9 - Experimente substituir a sombra por gloss. O make fica supermoderno.
10 - Antes de usar o curvex, esquente a parte da borracha com o secador. Assim ele vai modelar os cílios ainda mais. 
11 - Para delinear os olhos sem borrar, faça o traço antes com lápis preto ou marrom, e só então passe o delineador.
12 - Coçou o olho e borrou a sombra cremosa? Use o próprio acúmulo do produto que fica nas dobras da pálpebra para retocar o make.
13 - Loiras devem evitar sombras azul-celeste, pois o tom envelhece o olhar.
14 - Ruivas ficam bem com sombras nos tons de verde, azul-marinho e marrom, mas devem evitar os rosados.
15 - Para aproximar os olhos, o ideal é aplicar um tom de sombra mais escuro nos cantos internos e próximo à raiz dos cílios, clareando em direção ao canto externo.
16 - Já quem tem olhos muito juntos deve usar sombra mais clara ou até com um pouco de brilho no canto interno, e ir escurecendo ao se aproximar do externo.
17 - Se você tem olhos caídos, use sombra escura do canto interno até o externo, subindo em direção ao final da sobrancelha. Evite delinear o contorno dos olhos.
18 - Quem tem olheiras deve abandonar as sombras azuis, que tornam o problema mais evidente.
19 - A maquiagem não precisa seguir sempre as mesmas regras. Crie um look contemporâneo misturando olho metalizado com traço puxado (bem anos 1970) a uma boca opaca clara (herança dos anos 1960).
20 - Para fazer um olho esfumado perfeito, passe primeiro sombra bronze-escuro em toda a pálpebra e esfume. A seguir, aplique sombra preta rente aos cílios, já marcado previamente com lápis ou delineador, e esfume novamente.
21 - Exibir cílios longos e volumosos exige paciência. Aplique uma camada de máscara, espere secar, aplique outra e continue… Faça isso até chegar ao resultado esperado.
22 - Está em dúvida quanto à cor da sombra? Use os tons de marrom. Não tem erro! Fonte: http://todateen.uol.com.br/

ALERTA: SINAIS QUE PODEM INDICAR PROBLEMAS NO SEU CORAÇÃO

12 sinais que podem indicar problemas no coração:

  1. Ansiedade: um ataque cardíaco pode causar muita ansiedade e medo da morte, momentos antes de ocorrer
  2. Desconforto no peito: sintoma clássico de um ataque cardíaco
  3. Tosse persistente: pode ser o resultado do acumulo de líquidos nos pulmões, devido à insuficiência cardíaca
  4. Tontura: sentir-se tonto e chegar a desmaiar pode ocorrer momentos antes de um ataque cardíaco ou em casos como arritmia ou hipotensão;
  5. Fadiga: sentir-se muito cansado o tempo todo pode indicar insuficiência cardíaca;
  6. Náusea ou falta de apetite: o inchaço abdominal causado pela retenção hídrica pode indica mau funcionamento do coração; pode também estar associada a dor do infarto;
  7. Dor em outras partes do corpo: a dor pode começar no peito e se espalhar para os ombros, braços, cotovelos, costas, pescoço, mandíbula, ou no abdômen e também pode estar relacionada a um ataque cardíaco
  8. Pulso rápido e irregular: quando acompanhado de fraqueza, tonturas ou dificuldade em respirar pode ser evidência de um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou uma arritmia
  9. Falta de ar: pode indicar também o início de um ataque cardíaco
  10. Suor frio repentino: pode indicar um infarto, hipotensão, hipertensão ou arritmia;
  11. Inchaço: a insuficiência cardíaca pode causar retenção de líquido;
  12. Fraqueza extrema: pode ocorrer nos dias que antecedem um ataque cardíaco ou associada a insuficiência cardíaca ou hipotensão;
Quanto maior o número de sintomas que sentir, maiores são as chances de apresentar um quadro de insuficiência cardíaca, ou mesmo ataque cardíaco. Por isso, é importante marcar uma consulta com um cardiologista para uma avaliação minuciosa e consequente tratamento.
Indivíduos que possuem maiores chances de sofrer com doenças do coração são aqueles que têm antecedentes familiares com problemas de coração, os que estão acima do peso ideal, fumam e possuem outras doenças associadas, como diabetes e hipertensão. Nestes casos, todo o cuidado é pouco. Fonte:  (Cardiologista)

RECEITINHA PARA FORTALECER O CORAÇÃO -


Fortalecer ao máximo o seu coração não é algo que esteja dependente do investimento em medicamentos e vitaminas caríssimas, uma vez que, para tal, apenas precisará de ervas para a preparação de um chá que ajudará a melhorar o bom funcionamento do seu coração, diminuindo assim as probabilidades de um dia vir a desenvolver quaisquer tipos de problemas cardiovasculares.

Dica de receitinha caseira para fortalecer o seu coração: 

Para o chá, é aconselhável que use, primordialmente, folhas frescas de hortelã e casca de limão. Esta mistura, não só resultará num poderoso agente protetor para o seu coração, como também numa deliciosa bebida que poderá ser tomada em qualquer ocasião. Comece por ferver 1 colher de sopa de folhas frescas de hortelã e 1 casca de limão, juntamente com 3 xícaras de água, por não mais do que uns 5 minutos. Assim que terminar a infusão, desligue o fogo e mantenha tampado durante alguns minutos.

Quando estiver morno, coe muito bem o chá, de modo a que não fique restos de ervas lá dentro, e beba logo de seguida, enquanto ainda estiver morno. É importante não esperar demasiado tempo até tomar o chá, na medida em que tal poderá influenciar o valor nutricional contido no mesmo. Para que os melhores resultados, este chá deverá ser tomado de 8 em 8 horas.
Não encare este chá como a solução única e definitiva para o fortalecimento do seu coração, na medida em que através de uma alimentação equilibrada tal objetivo poderá ser atingido. Se sofrer de complicações cardíacas, também não deverá nunca dispensar um bom acompanhamento médico, para que lhe possa ser receitada toda a medicação necessária para o tratamento do seu problema.

CUIDANDO DO CORAÇÃO -

Alimentos para fortalecer a saúde do seu coração


Além da realização do check-up cardiológico anualmente para pessoas com 30 ou mais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que a alimentação priorize os alimentos que fortalecem o coração.
A nutricionista Simone Simas indica a ingestão de peixes que contém ômega 3, como salmão, sardinha e atum, pois previnem consideravelmente doenças cardíacas. Simone recomenda também a ingestão de nozes e outras oleaginosas. “Elas, ajudam a baixar o nível de colesterol no sangue e por apresentarem grande concentração de ácidos graxos, são fontes de energia para o funcionamento do coração”.
Segundo a especialista, o azeite baixa a tensão arterial e evita que coágulos se formem nas artérias e a soja contém muita proteína e ferro e é pobre em gordura, por isso ambos são recomendados.
A nutricionista destaca que o melhor mesmo é a variedade: “cortar frituras e alimentar-se com grande variedade de alimentos e porções controladas é a receita mais indicada. Até mesmo o chocolate pode ser benéfico. Basta ingerir pouco e preferir os com grandes porcentagens de cacau como o amargo ou 70% cacau”.
Mas, vale lembrar que “os alimentos auxiliam na prevenção e no combate a doenças cardiovasculares, porém não são milagrosos. É preciso que a dieta seja equilibrada com exercícios físicos e também hábitos saudáveis”, completa.Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/