sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

AQUI ESTÃO 10 COISAS QUE TODA CRIANÇA COM AUTISMO GOSTARIA QUE VOCÊ SOUBESSE -

"Somos anjos azuis"
1. Mais importante e antes de tudo, eu sou uma criança. Meu autismo é apenas um aspecto de toda minha personalidade. Ele não me define enquanto pessoa. Você é alguém com pensamentos, sentimentos e muitos talentos, ou alguém gordo (acima do peso), “míope” (usa óculos), ou “desastrado” (sem coordenação, não tão bom em esportes)? Estas podem ser características que eu percebo quando lhe vejo pela primeira vez, mas não necessariamente tudo que você é.
Sendo adulto, você tem certo controle sobre como define a si mesmo. Se você quiser ser conhecido por uma característica sua, você consegue fazê-la percebida. Em sendo criança, ainda estou me descobrindo. Nem eu ou você sabemos ainda do que sou capaz. Definir-me por uma de minhas características corre o perigo de se ter expectativas muito pequenas. E se eu perceber que você não acha que “sou capaz”, minha resposta natural será: “Para que tentar?”
2. Minhas percepções sensoriais estão desorganizadas.Integração sensorial pode ser um dos aspectos mais difíceis para se entender no autismo, mas é sem dúvida o mais crítico. Significa que todas as visões, sons, cheiros, gostos e toques do dia-a-dia, que talvez você sequer note, podem ser extremamente dolorosos para mim. O próprio ambiente no qual tenho que viver se mostra freqüentemente hostil. Eu posso aparentar estar ausente ou hostil com você, mas eu realmente estou apenas tentando me defender. Aqui está o porquê de uma “simples” ida ao mercado parecer um inferno para mim:
Minha audição pode ser hipersensível. Dúzias de pessoas falando ao mesmo tempo. O auto-falante anunciando as ofertas do dia. O sistema de som toca músicas de fundo. Maquinas fazem ruídos. Caixas registradores apitam e se abrem. O moedor de café se move com ruídos. Os açougueiros fatiam a carne, crianças em pranto, carrinhos rangem, a luz fluorescente fica zunindo! Meu cérebro não consegue filtrar todos estes estímulos e eu fico sobrecarregado.
Meu olfato também pode ser muito aguçado. Sinto o peixe no balcão que não está tão fresco, o homem próximo a nós não tomou banho hoje, o mercado oferece petiscos de salsicha, o bebe à nossa frente sujou a fralda, estão lavando picles com amônia no corredor 3…. não consigo organizar tudo isto! Tenho náuseas horríveis.
Porque sou visualmente orientado (veja mais sobre isto abaixo), este pode ser meu primeiro sentido a ser super estimulado. A luz fluorescente não apenas é clara demais, como chia e zune. O estabelecimento parece pulsar e machuca meus olhos. A luz oscilante bagunça e distorce tudo o que estou vendo – o lugar parece estar mudando constantemente. Há uma claridade na janela, muitas coisas dificultando meu foco (que eu consigo compensar com uma “visão exclusiva”, como um túnel), ventiladores de teto ligados, muitos corpos em constante movimento. Tudo isto afeta meu sistema vestibular e sentidos proprioceptivos, e agora eu nem consigo dizer onde meu corpo se encontra no espaço.
3. Por favor, lembre-se de distinguir “não quero” de “não consigo”. Receptividade, linguagem expressiva e vocabulário podem ser grandes desafios para mim. Não é que eu não escute as instruções, é que eu não consigo entender você. Quando me chama do outro lado do quarto, é isto que escuto: “$%$#%#, Billy. %$#%@#$%…”. Em vez disto, fale diretamente comigo com palavras simples: Por favor, guarde seu livro na prateleira, Billy. É hora de você lanchar”. Assim você me diz o que fazer e o que acontecerá em seguida. Fica bem mais fácil para eu cooperar.
4. Eu penso concretamenteIsto significa que eu interpreto tudo literalmente. É muito confuso quando você diz “Segura as pontas!” quando o que você quer dizer é “Espere até eu voltar”. Não diga que algo é “mamão com açúcar” quando não há nenhuma sobremesa à vista e o que você está realmente falando é “será fácil para você fazer”. Quando você diz “Jamie realmente queimou a pista”, eu imagino uma criança brincando com fósforos. Por favor, apenas diga “Jamie correu muito rápido”.
Gírias, trocadilhos, nuanças, duplo-sentidos, inferências, metáforas, alusões e sarcasmos não fazem sentido para mim.
5. Por favor, seja paciente com meu vocabulário limitado. É difícil dizer para você o que preciso quando eu não conheço as palavras para descrever meus sentimentos. Posso estar com fome, frustrado, amedrontado ou confuso, mas por enquanto estas palavras estão além da minha habilidade de expressão. Fique atento para minha linguagem corporal, isolamento, agitação e outros sinais de que algo está errado.
Ou, tem o lado oposto: Posso me expressar como um “pequeno professor” ou estrela de cinema, despejando palavras ou scripts incomuns para meu nível de desenvolvimento. Estas mensagens eu memorizei do mundo ao meu redor para compensar meus déficits de linguagem, pois sei que esperam que eu responda quando falam comigo. Estes elementos podem vir dos livros, TV, fala de outras pessoas. É conhecido como “ecolalia”. Não necessariamente entendo o contexto ou os termos que estou usando, apenas sei que isto me tira de alguns incômodos por surgir com uma resposta.
6. Como linguagem é muito difícil para mim, eu me oriento muito pela visão. Por favor, mostre-me como fazer alguma coisa mais do que apenas falar comigo. E, por favor, também peço que esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições insistentes me ajudam a aprender.
Uma “agenda visual” é de grande ajuda ao longo do meu dia. Assim como a sua rotina, ela me salva do stress de precisar lembrar o que vem depois, ajudando-me a transitar mais suavemente entre as atividades, controlar meu tempo e atingir suas expectativas.
Eu não perco a necessidade de algo assim quando ficar mais velho, mas meu “nível de representação” pode mudar. Antes de poder ler, eu preciso de orientações visuais com fotografias ou desenhos simples. Na medida em que envelheço, uma combinação de imagens e palavras pode funcionar, e depois só as palavras.
7. Por favor, priorize e procure construir a partir do que eu posso fazer mais do que aquilo que não posso fazer. Como qualquer outro ser humano, eu não consigo aprender em um ambiente que constantemente me faz sentir que “eu não sou bom o bastante e preciso me corrigir”. Tentar qualquer coisa nova quando estou quase certo de que vou encontrar criticas, ainda que “construtivas”, se torna algo a ser evitado. Procure pelas minhas virtudes e você vai encontrá-las. Existe muito mais do que só um jeito “certo” para fazer a maioria das coisas.
8. Ajude-me nas interações sociais. Pode parecer que eu não queira brincar com as outras crianças no parquinho, mas algumas vezes o caso é que eu simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar numa brincadeira. Se você encorajar as outras crianças a me convidar para brincar de chutar bola, ou basquete, pode ser que eu fique muito feliz em estar incluído.
Eu participo melhor em atividades estruturadas com começo e fim claros. Eu não sei como “ler” expressões faciais, linguagem corporal ou emoções de outros, e seria muito bom ter auxilio para respostas sociais adequadas.  Por exemplo, se dou risada quando Emily cai no chão, não é porque achei isto engraçado, mas é que eu não sei a resposta apropriada. Ensine-me a perguntar “Você está bem?”.
9. Tente identificar o que inicia meus surtos. Surtos, ataques, explosões, ou seja lá como você queira chamar, são ainda mais horríveis para mim do que parecem a você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos se sobrecarregou. Se você conseguir descobrir o porquê de meus surtos acontecerem eles podem ser prevenidos. Faça anotações sobre as situações, horários, pessoas e atividades. Pode surgir um padrão.
Procure se lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação. Ele lhe mostra, quando minhas palavras não conseguem, como eu percebo algo que está acontecendo em meu ambiente.
Pais, mantenham isto em mente: Comportamentos que persistem podem ter uma causa médica associada. Alergia a comidas e sensibilidades, distúrbios do sono e problemas gastrointestinais podem ter profundos efeitos no comportamento.
10. Ama-me incondicionalmente. Elimine pensamentos como “Se ele ao menos…” e “Por que ela não consegue…”. Você não conseguiu corresponder a todas expectativas de seus pais e você não gostaria de ser a todo momento lembrado disto. Não escolhi ter autismo, mas isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda, minhas chances de sucesso e vida adulta independente são baixas. Com o seu apoio e orientação, as possibilidades são maiores do que imagina. Eu prometo a você, eu valho a pena.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

RECEITINHA DE PATÊ DE ATUM -

HUMMMM...
ESSA RECEITINHA É SHOW!!!

PATÊ DE ATUM

Ingredientes:
Purê de 3 batatas
1 lata de atum
cebolinha verde
pimenta, alho e cebola
orégano
2 colheres de maionese
azeitonas pretas picadinhas bem miudinhas
gotas de limão

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e acerte o sal.
Use em torradinhas ou recheie canudinhos...fica delicioso!!!
Não deixe de fazer e provar...bom d+++


SEM TRISTEZA...BOM E ALTO ASTRAL

Tem dias em que um simples olhar torto já serve para acabar com o bom humor. Isso ocorre porque a autoestima está lá embaixo e qualquer besteirinha já consegue influenciar de forma negativa a sua vida. Mas assim como o corpo exercitado na academia, a mente estimulada por pensamentos alto-astral pode fazer milagres. Siga as nossas dicas como mantras e deixe a sua autoestima em alta!


Dicas para levantar o astral - 

1. Não se faça de vítima em seus pensamentos, afinal, se eles são seus, você merece no mínimo o papel principal.

2. Não se importe tanto com a opinião dos outros. Sentir-se bem é o primeiro passo para a felicidade.

3. Ser feliz é uma questão de escolha. Então, opte pela felicidade e procure ver sempre o lado positivo de tudo o que acontecer.

4. Pensamento positivo atrai coisas positivas.

5. Corra atrás apenas dos desejos “realizáveis”. Perder tempo com objetivos impossíveis como “queria ter nascido rica” consome o seu tempo e não leva a nada.

6. Fale menos e aja mais. Por exemplo: em vez de brigar com a balança por não ter aquele corpo que pediu a Deus, alimente-se melhor, faça caminhada todos os dias e procure exercícios específicos para atingir o seu objetivo.

7. Um passo de cada vez. Não adianta querer conquistar o mundo se você nem terminou a lição de matemática ainda. A vida é como uma escada e, para chegar ao topo, é preciso subir degrau por degrau.

8. Faça muitas amizades. Por que ficar só quando é muito melhor ficar rodeada de pessoas especiais?

9. Saiba equilibrar os seus sentimentos. Ser ruim a ponto de não ter com quem conversar não é legal, mas, também, não seja tão boazinha a ponto de os outros a transformarem em um “saco de pancadas”.

10. Identifique todos os seus pontos fortes. Para isso, faça uma autoavaliação e, também, pergunte para a família, amigos e professores quais são os seus pontos fortes. A partir daí, faça uma lista de todas as coisas especiais que a transformam em uma pessoa única.

11. Substitua as palavras negativas do seu vocabulário por positivas como: disposição, amizade, amor, entusiasmo, alegria...

12. Não leve a vida tão a sério, permita-se rir várias vezes ao dia, mesmo que for para rir das suas próprias mancadas.

13. Não tire o foco daquilo que deseja conquistar, mas nunca se esqueça de olhar para trás e se orgulhar das coisas que já conseguiu realizar.

14. Aproveite sempre o apoio da família, afinal, ela sempre será o seu maior porto seguro.

15. Não pense que os outros têm bola de cristal. Mostrar os seus sentimentos é a melhor forma de ser correspondida.

16. Antes de tomar atitudes radicais, analise as situações por todos os ângulos. Só assim você vai poder ser mais justa na sua decisão.

17. Aprenda algo novo todos os dias. Pode ser artesanato, origami ou até ler um livro ou uma notícia que lhe acrescente algo bacana. Coisas novas fazem a gente se sentir cada vez mais capaz.

18. Pratique o SIM e viva novas experiências. Em vez de dizer não para aquele passeio com a avó ou negar sair com aquele garoto meio estranho, aproveite tudo o que aquela experiência pode trazer de positivo para a sua vida.

19. Extravase os sentimentos em vez de sufocá-los. Quando precisar chorar, chore de soluçar e, quando quiser rir, ria de perder o fôlego.

20. Mude de vez em quando. Um corte novo de cabelo, uma blusa de cor diferente, a capa do seu facebook, a decoração do seu quarto. Ficar sempre na mesmice torna situações prazerosas em momentos chatos.

DICA PARA TER SONO -

Receita de suco para dar sono e dormir bem 

Ingredientes:
3 fatias de melão cortado
1 colher de chá de camomila
1/2 xícara de chá de água gelada

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Sirva gelado.
Rendimento – 750 ml.



Receita do suco boa noite
Calmante, para tomar antes de ir dormir.

Ingredientes:
• 2 folhas de erva cidreira fresca
• 1/2 limão descascado picado
• 1 maçã picada
• 200 ml de água de coco

Importante: suco calmante, ele diminui a ansiedade e proporciona uma boa noite de sono.

Observação: O suco deve ser batido no liquidificador e ingerido em seguida, não se pode congelar! Se não perde suas propriedades.





MANTENDO A CALMA E O EQUÍLIBRIO -


Prepare a sua seleção de músicas calmantes

Quem disse que é preciso ouvir sons de passarinhos para afastar o estresse? O  som que faz bem é aquele que agrada a quem ouve. “A música atua na bioquímica do nosso organismo, tanto positiva quanto negativamente, e muitos autores falam sobre a influência dos sons no ritmo cardíaco”. Só tem um detalhe: as sensações que uma mesma música provoca podem variar muito de uma pessoa para outra, e o segredo é descobrir a que funciona para acalmar você.

Pinte e borde

“Descobrir uma atividade manual que lhe dê prazer ajuda a desviar a atenção de uma situação que gerou raiva, pois reduz o ritmo de refluxo de pensamento, que é a tendência de ficar remoendo detalhes da situação conflitante”.

Coma seu doce preferido sem culpa

Repare como depois de uma situação altamente estressante nos sentimos como se houvéssemos acabado de carregar uma mudança inteira sozinhos. O pique, de repente, vai a zero. Pois para repor esse estoque os alimentos doces são um santo remédio. “Eles se transformam em energia muito rapidamente e induzem a um aumento da serotonina, neurotransmissor que é responsável por nos trazer sensação de relaxamento e bem-estar”.

Descubra como acabar com o estresse:

Leitura para o bem estar

Circo faz bem à saúde!

Dança pode auxiliar na boa memória

Rir é fundamental para o bem-estar

Perfume o ambiente

Os óleos essenciais de lavanda, bergamota, laranja, manjericão e cedro são tiro e queda para desacelerar a mente depois de um dia daqueles! Para obter os benefícios da aromaterapia, o melhor é usá-los num difusor ou aromatizador, em casa ou no local de trabalho. “Também vale pingar duas gotinhas do óleo num pano e aspirar lentamente o aroma. Só não use o óleo sobre a pele”.

Use o pensamento a seu favor

Uma forma eficiente de tirar o foco da tensão é convidar a sua mente para passear por um bosque florido e tranquilo, pela praia numa manhã de sol ameno ou por qualquer outro cenário que lhe proporcione sensação de paz. E dá para fazer isso em qualquer canto mais reservado. “O exercício pode acompanhar o ritmo da respiração. Quando inspirar, mentalize algo que lhe transmita calma e, ao expirar, imagine que está liberando todos os sentimentos que estão prejudicando você”.

Dê uma massagem de presente a si mesmo

Você não precisa conhecer nenhuma técnica para começar a tocar o corpo em busca do relaxamento. Escolha um lugar silencioso, sente-se confortavelmente e, então, tente identificar quais são os pontos que estão sobrecarregados. Daí, bastará apertá-los com as mãos, por segundos, para soltá-los em seguida. “Em geral, ombros, pescoço e costas são regiões que acumulam bastante tensão”.

Dance

“Durante a prática, liberamos substâncias químicas como a endorfina, que nos traz sensação de prazer. Para se ter uma ideia, a molécula de endorfina é bem parecida com a da morfina, um poderoso analgésico”, diz o professor de educação física Rui Afonso. O mesmo vale para todos os outros tipos de exercícios, aeróbicos ou não. O fundamental é escolher uma dança da qual você realmente goste, além de respeitar seus limites.

DICAS DE LIMPEZA COM PRODUTOS NATURAIS -

Além de não agredir a natureza e preservar a saúde, pois evitamos contato com produtos químicos, ainda faz bem para o bolso com a economia que fazemos.


Produtos básicos na limpeza

Água
A nossa água de todo dia. Faz bem para tudo! Não devemos desperdiçar, pois é um recurso natural não renovável. Mais adiante vou dar umas dicas de como economizá-la.



Vinagre
Além de ser bactericida, serve como desengordurante de diversas superfícies, removendo manchas e odores fortes e limpando panelas, azulejos, vidros, espelhos e vasos sanitários. É só preparar uma solução com uma colher de vinagre em um litro de água e esfregar a superfície com um pano limpo. 


Bicarbonato de Sódio
Dissolvido em água, substitui os produtos de limpeza do banheiro, podendo ser usado para esfregar a louça e os azulejos (esfregue pela superfície, deixe agir por uma hora e enxágue). Também limpa panelas manchadas: é só colocá-lo na panela e levá-la ao fogo até ferver 


Limão
É muito eficiente para eliminar manchas em tecidos e em madeiras. Assim como o vinagre branco, é bom para remover sujeiras das superfícies, especialmente gorduras.

                                                          Dicas

Para tirar mofo:
um copo de vinagre
um copo de água
20 gotas de óleo essencial de limão
Depois de misturar aplique sobre o mofo, após retire com pano úmido.


Para tirar manchas de mármore: mergulhe metade de um limão em sal e esfregue sobra a mancha.

Para desentupir o ralo da cozinha: jogue lá dentro uma xícara de chá de bicarbonato, meia xícara de chá de sal e uma xícara de vinagre quente. Deixe agir durante toda a noite e lave com água quente pela manhã.

Para limpar prata, bronze, cobre ou aço inox: faça uma pasta de limão com bicarbonato e aplique. Deixe agir por cinco minutos. Depois esfregue e enxágue bem, dando o polimento com flanela. Para utensílios de alumínio, esfregue o limão, enxágue e dê polimento. 

Para limpar banheiro:
Bicarbonato de sódio e água. Faça uma pasta grossa, cremosa e aplique em louças, metais e azulejos. Não estraga a pele das mãos, funciona como um esfoliante e não arranha os metais.

Para limpar banheiro: Use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.


Para limpar vidros (1): 1 colher (de chá) de sabão líquido, dois copos de água e uma colher de sopa de vinagre.

Para limpar vidros (2): Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.


Para limpar vidros (3) e tirar gordura: use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.


Para limpar janelas e esquadrias de alumínio: limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.


Para limpar pisos de cerâmica: misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3 litros de água morna com 1 xícara de vinagre. Lave o piso como de costume, ficará brilhando.


Para limpar pisos de madeira: adicione uma xícara de vinagre puro para um balde de água, e esfregue levemente em pisos de madeira dura (não encharque). Não precisa enxaguar. Isto manterá o piso brilhante e removerá qualquer gordura ou sujeira.


Para limpar pisos de linóleo e vinil: esfregue o piso com uma mistura de 3 litros de água e 1 xícara de vinagre.


Limpador multiuso: 1/2 colher (de chá) de carbonato de sódio, 1 colher de sabão líquido, dois copos de água quente. Coloque tudo num pulverizador(destes usados para borrifar plantas) agite bastante para que o carbonato de sódio se dissolva e aplique. Remova os resíduos com esponja ou pano. Este é para limpeza pesada.
Para dar mais poder de limpeza ao detergente: acrescente a ele duas colheres (sopa) de bicarbonato, que também pode ser substituído por duas colheres (sopa) de vinagre de qualquer cor.


RECEITINHA GOSTOSA -

Eu adoro novidades, pratos saborosos, rápidos e deliciosos.
Então aqui vai a famosa receita dos Porpetones Recheados...é de dar água na boca e de receber muitos elogios da família. Papel e caneta na mão:

RECEITA DE PORPETONES RECHEADO -

Ingredientes:
350 grs de carne moída
150 grs de mortadela picadinha fininho na faca
200 grs de linguiça toscana picadinha e sem a pele
Temperos a gosto: cheiro verde, cebola, alho, pimenta, sal, molho de pimenta e etc.
2 ovos inteiros
1 pãozinho sem a casaca hidratado com leite
Farinha de trigo
Farinha de rôsca para empanar
Molho de tomate
Cubos pequenos de mussarela para recheio
Mussarela ralada grossa

Modo de preparar:
Numa vasilha misture a carne moída, a mortadela picadinha e a linguiça. Amasse bem, dando liga na mistura das carnes. Tempere a seu gosto. Adicione o pão hidratado e picado. Junte 1 ovo inteiro e + ou - 6 colheres de farinha de trigo. A massa fica fácil de ser manuseada, fica mole. Molde como bolinho de carne, tamanho médio, faça com o polegar um furo no meio e adicione 2 ou 3 cubinhos de queijo mussarela, feche o bolinho e passe-o pelo ovo batido e na farinha de rosca, achate-o agora. Próximo passo, aqueça em uma panela óleo e frite-os até ficarem douradinhos. (O porpetone fica sequinho)
Em seguida, após a fritura, arrume os porpetones em forma refratária, cubra com molho de tomate e salpique a mussarela ralada no ralo grosso, adicione orégano se gostar.
Prontinho...sirva com purê de batatas e arroz branco.
Bom apetite!!!




ALIMENTAÇÃO DO AUTISTA -

AUTISMO

- As infecções intestinais também são bastante comuns entre esses pacientes.
 Por que isso acontece e quais alimentos os pais devem introduzir e retirar do prato da criança nestes casos? Vale apostar em pro-bióticos? Quais e por quê?



É reportado que existem alterações genéticas específicas em crianças autistas que determinam uma deficiência imunológica que reduz a resistência natural contra infecções intestinais e que crianças com autismo tenham intestino irritável com mais freqüência que a população geral. Os sintomas mais freqüentes são distensão abdominal, cólicas, náuseas e constipação alternada com diarréia. Os estudos com alimentos probióticos têm sido promissores e eles parecem atuar positivamente nesses casos, tanto devido à digestão mais rápida e eficaz com menor produção de gás como pela competição com a proliferação de bactérias e fungos relacionados aos sintomas descritos. O iogurte e os leitinhos fermentados, assim com outros alimentos enriquecidos com probióticos podem ser boas indicações para essas crianças.

- O autista costuma ter dificuldades para dormir. A apnéia pode, de alguma maneira, ser controlada por meio da alimentação? Alguns alimentos ajudam a criança a dormir melhor? Por que?

Entre as orientações para aumentar a qualidade do sono da criança estão a postura para dormir, as roupas confortáveis e adequadas à temperatura do ambiente,  e a iluminação do quarto. Para melhorar a entrada de ar pelo nariz, a cabeceira elevada a 30 graus confere auxílio. Alimentos como leite achocolatado e café perto da hora de dormir podem causar irritabilidade e insônia, dependendo da sensibilidade de cada criança. O suco de maracujá e o suco de alface podem ser úteis para a insônia de algumas crianças, por terem em sua composição sedativos leves.

- Por que o autista deve evitar alimentos à base de caseína, carboidratos e glúten? Como substituir esses alimentos na dieta da criança?

Há controvérsias sobre a indicação da dieta de exclusão de caseína, glúten e redução radical de carboidratos na dieta de crianças com Autismo, mas é reportado que algumas crianças melhoram do desconforto gastrointestinal e ficam mais tranquilas. Não se sabe ainda se a dieta tem efeito direto sobre o comportamento irritadiço de algumas crianças, ou se pelo fato dela reduzir a formação de gases e conseqüentemente reduzir a cólica e  outros desconfortos, a criança se tranquilize. Como a comunicação é comprometida, a forma da criança mostrar que está desconfortada é se tornando agressiva, ou seja, a exclusão dos alimentos mais fermentativos não teria uma ação cerebral e sim local.
Fonte: http://saladamedica.wordpress.com

CINQUENTA TONS DE CINZA -

ENTÃO...PARA QUEM AINDA NÃO TEVE TEMPO DE LER E TEM CURIOSIDADE...
AQUI VAI UM RESUMINHO DO LIVRO "CINQUENTA TONS DE CINZA" 

O nome do primeiro livro da série, Cinquenta Tons de Cinza, faz mais sentido em Inglês (Fifty Shades of Grey), uma vez que a palavra grey, além de significar a cor cinza em português, também é o sobrenome do protagonista Christian, e a autora faz uma alusão à suas diferentes facetas.

A história

O livro conta a história de Anastasia Steele, uma jovem e ingênua estudante de literatura que aos 21 anos nunca teve um namorado. Ana, como prefere ser chamada, é uma mulher bonita, inteligente, mas extremamente desastrada. Ela mora com a amiga autoritária Katherine Kavanagh – ou simplesmente Kate –, que estuda jornalismo.

Kate consegue marcar um horário para entrevistar Christian Grey, um bilionário de 28 anos que comanda um negócio multinacional. Não obstante, ela acaba adoecendo no dia da entrevista e solicita que Ana a realize em seu lugar. Ana corresponde ao pedido de Kate e nem imagina os rumos que sua vida iria tomar após aquele dia.

Quando Ana e Christian se conhecem, logo sentem uma forte atração um pelo outro. Apesar de sua inexperiência, Ana parece decidida a encarar um relacionamento e se entregar ao amor. Christian, por sua vez, é um homem com preferências estranhas e isso faz Ana hesitar em um primeiro momento.

Não demora muito para que eles embarquem num intenso e sensual caso de amor. Ana ignora completamente os conselhos de sua amiga Kate e se deixa seduzir pelo homem que, para ela, é sinônimo de perfeição. Ela descobre mais sobre seus próprios desejos e se choca ao descobrir também que por trás daquele homem de sucesso existe um passado misterioso e segredos obscuros.















sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

NADA DE INCHAÇO - RECEITINHA

Abacaxi e Melancia...uma combinação perfeita para reduzir o inchaço!

Frutas de baixo valor calórico, o abacaxi é rico em fibras que ajudarão na saciedade e funcionamento intestinal, e a melancia rica em água e antioxidantes.

SUCO DE ABACAXI E MELANCIA 

Ingredientes
500 g de melancia
500 g de abacaxi
folhas de hortelã á gosto
1 litro de água de coco ou mineral (gelada)
Bata no liquidificador e beba de imediato. Tudo de bom!!!
Nem precisa adoçar!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

AUTISMO - O QUE REALMENTE PODE SER FEITO?

Existe, hoje, uma diversidade de problemas no mundo e, cada um, com sua especificidade. Poderia citar uma infinidade de transtornos, doenças e afins. Mas, hoje, vou me reter a falar de um dos transtornos que mais assustam familiares e amigos que estão à espera ou já possuem um diagnóstico de autismo.

Pouco se sabe sobre a etiologia desse transtorno e estudos recentes apontam para uma multicausalidade. 

 O transtorno é considerado quando a criança possui um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal na interação social, na comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. Os sintomas desse transtorno variam, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica de cada indivíduo.

O autismo angustia e anseia diversas famílias. A sensação inicial que um pai tem é difícil de ser compreendida, pois ele observa que algo não vai bem com o comportamento do filho, mas não consegue entender o que é.
É nesse momento que se faz importante o olhar do profissional, que ajudará nesse processo de entendimento. Familiares de pessoas com autismo precisam se vincular ao indivíduo e não ao transtorno. Nunca se deseja ter um filho com limitações e, talvez no luto vivido no momento do diagnóstico, os pais percam os sonhos que foram idealizados para aquele filho e seja necessário criar novos sonhos, novas expectativas para esse sujeito um pouco diferente do esperado. Mas o que não podemos esquecer é que filhos especiais escolhem pais especiais.

Atualmente, o autismo não é mais um tabu como antigamente. Existe um número significativo de crianças diagnosticadas e que conseguem desenvolver-se dentro de suas limitações. Há várias formas de ajudar, diversos tipos de tratamentos que auxiliam as famílias a descobrirem a forma individual de se comunicarem, socializarem e controlar os padrões restritos de comportamento.
O autismo não tem cura, mas tem tratamento. Vai do nível mais leve, quando o indivíduo pode levar uma vida independente, até o nível mais grave, no qual vai precisar de auxílio durante toda a vida. O autismo se manifesta de uma forma muito individual para cada ser humano e, o mais importante, é que cada um tem suas potencialidades e áreas a desenvolver.

Embora cada paciente precise de um atendimento individual de acordo com suas necessidades, o mais indicado é que seja feito de forma multidisciplinar, com vários profissionais que possam colaborar no crescimento e ampliação de suas habilidades.

Fonte: Dra. Catiéli Malaguez Marques

CRIANDO UM AMBIENTE PARA PESSOAS AUTISTAS -

Criando um ambiente físico otimizado para pessoas com autismo


A Criação do Ambiente Físico Otimizado para Autismo.Os princípios interacionistas, responsivos, motivacionais e lúdicos tornam-se ainda mais eficazes quando integrados ao dia a dia da criança. Eventos diários como as refeições, os hábitos de higiene, a hora de dormir, o passeio no parque ou o mergulho na piscina representam ótimas oportunidades para encorajar o desenvolvimento social. Muitas crianças com autismo também necessitam de um ambiente físico especialmente construído para promover a interação e a aceleração do aprendizado. As orientações a seguir podem auxiliar a criação de um ambiente na residência, assim como adaptações que podem ser feitas no ambiente de uma clínica para terapias multidisciplinares visando o desenvolvimento de habilidades e o bem-estar das pessoas com diagnósticos do espectro do autismo. Ao final da página, encontra-se também um arquivo contendo algumas das adaptações que podem ser feitas no ambiente físico da escola, assim como a utilização de estratégias responsivas no ambiente social dos projetos de inclusão escolar.

Observe a sua criança, adolescente ou adulto com autismo e investigue suas preferências e necessidades sensoriais. Um Terapeuta Ocupacional especializado em Integração Sensorial poderá auxiliar na investigação e oferecer ideias que possibilitem uma maior personalização do ambiente de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Como vimos na seção “Ambiente otimizado para a aprendizagem”, muitas pessoas com autismo tendem a apresentar dificuldades em processar os estímulos sensoriais intra-corpóreos e do ambiente, o que pode levá-las a se distrair pelos vários sons, imagens, texturas, cheiros e sensações em seu corpo. Quanto mais conseguirmos simplificar o ambiente sensorial de uma criança, mais fácil será para ela focar em interações sociais e no aprendizado de novas habilidades. O primeiro passo então é simplificar o ambiente para minimizar a exposição a um possível bombardeio de estímulos. Escolha um quarto da casa ou uma sala da clínica que seja mais silencioso e longe das principais atividades do local (TV, aparelhos de som, campainha, telefone, odores e sons da cozinha) ou das distrações vindas de fora da casa, como o barulho constante de uma grande avenida.

A Criação do Ambiente Físico Otimizado para Autismo.Considere como irá minimizar as distrações neste quarto ou sala e torná-lo confortável mais para sua criança ou adulto. Invista em paredes de cor neutra e as mantenha livres de quadros ou cartazes a não ser que eles sejam relevantes para as atividades daquele momento. Pisos confortáveis e fáceis de se limpar, como os emborrachados, de E.V.A. ou de vinil (aqueles que encontramos em alguns quartos de bebês) são especialmente importantes para o trabalho com crianças pequenas, pois uma boa parte das atividades e brincadeiras serão realizadas no chão. Avalie o nível de ruído e distração de itens como ventiladores e aparelhos de ar condicionado antes de instalá-los. Imagine que, para algumas pessoas no espectro do autismo, o barulho destes equipamentos pode incomodar tanto quanto ter uma turbina de avião ligada ao seu lado. Opte pelo o uso de lâmpadas incandescentes neste quarto. Lâmpadas fluorescentes piscam e fazem um zumbido, mesmo que de forma imperceptível para muitas pessoas, e algumas pessoas com autismo percebem e distraem-se com isto.

Instale duas ou três prateleiras. Ao manter os brinquedos, materiais, bebidas e alimentos na prateleira, oferecemos à pessoa com autismo um espaço organizado com menos distrações, e o chão e mesa livres para as atividades. Os brinquedos à vista, mas não ao alcance da criança, estimulam a criança a comunicar-se de alguma forma conosco para pedir pelos objetos que deseja. Podemos então ser responsivos e entregar a elas os objetos demonstrando a função de suas comunicações, e modelar para elas comunicações não verbais e verbais cada vez mais claras e complexas.

A Criação do Ambiente Físico Otimizado para Autismo. Mantenha no quarto apenas móveis duráveis e seguros, sem objetos que possam se quebrar ou causar qualquer risco à saúde. Os móveis e equipamentos que você utilizará dependem da idade e necessidades sensoriais de sua criança. Para uma criança mais nova que gosta de correr, pular ou escalar, aconselhamos que você encontre uma maneira segura de oferecer estas atividades dentro do quarto mais amplo. Um jeito de fazer isso é retirar toda a mobília desnecessária do quarto, mantendo-se apenas uma pequena mesa e duas cadeiras para atividades como desenho, escrita, massinha, pintura, jogos de tabuleiros, etc. Você pode então providenciar equipamentos como uma estrutura para escalar, uma pequena cama elástica, duas grandes bolas de fisioterapia, uma rede de balançar ou um balanço, um túnel de tecido, pufes e almofadas, um colchonete, objetos para um circuito de obstáculos, etc. Estes equipamentos não são sempre necessários, mas podem ser úteis para algumas crianças e adultos. Para uma criança com menor atividade física ou mais velha, você pode providenciar uma mesa maior e lugares confortáveis para se sentar. Algumas crianças mais velhas ou adultos sentem muito prazer em atividades sensoriais nas quais são levadas pelo quarto em uma cadeira giratória ou dentro de um carrinho gigante – já trabalhamos com várias famílias e profissionais que construíram uma espécie de caixa de madeira com rodinhas e grande o suficiente para que uma criança ou adulto pudesse ser levado para passear dentro dela por todos os cantos do quarto ou da sala.

Recomendamos o uso de um espelho grande colado de forma segura na parede a partir do chão ou rodapé. A principal função do espelho no quarto é estimular e facilitar o contato visual indireto com a criança. O espelho também contribui para o aprendizado de consciência corporal da criança. E ainda outra função seria a de facilitar a observação e gravação das sessões devido à multiplicação dos ângulos de visão. Se a pessoa para a qual você está adaptando o quarto distrai-se bastante com o espelho, engajando-se a maior parte do tempo em comportamentos de isolamento e repetição diante dele, considere o uso de um espelho pequeno ou, por em determinado período, a ausência do espelho neste ambiente.

Muitas das crianças, adolescentes e adultos no espectro do autismo necessitam de informações que as auxiliem a compreender e a prever os acontecimentos do dia ou da semana. Quadros de rotinas visuais afixados na parede podem informar claramente a sequência prevista e ajudar a pessoa a sentir-se segura diante das transições de atividades e ambientes. Dependendo do estágio de desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais, o quadro pode conter apenas as atividades daquele dia ou de toda a semana, e utilizar um destes tipos de representações: objetos representativos das atividades; fotos; figuras; fotos/figuras com palavras; ou apenas palavras escritas.
A Criação do Ambiente Físico Otimizado para Autismo.
Para uma maior integração do trabalho de toda a equipe multidisciplinar de profissionais, e de pais e familiares que poderão fazer sessões responsivas com a criança ou adulto com autismo, recomendamos que as sessões sejam gravadas para que todos possam assistir às sessões dos colegas. A observação e gravação das sessões pode ser feita através de um sistema de câmeras ligadas a um computador fora do quarto.

Algumas crianças, adolescentes e adultos com quem trabalhamos participam mais de atividades interativas quando encontram-se em ambientes abertos como parques e piscinas. Se este for o caso da pessoa com autismo que você acompanha, invista nestes ambientes para promover seu desenvolvimento. Porém, lembre-se que estes ambientes requerem um cuidado maior para se manter a pessoa em segurança.


AUTISMO - BATENDO NA MESMA TECLA

Falando sobre autismo - 


Inicialmente, o termo autismo foi implantado por Bleuler (1911), ligado à sintomatologia abrangente que ele havia estabelecido para unificar, através da esquizofrenia, o campo das psicoses. O autismo era chamado “dissociação psíquica”, que se referia ao predomínio da emoção sobre a percepção da realidade.
Ao longo das décadas de 70 e 80, o autismo passa a ser visto, predominantemente, como um distúrbio cognitivo. Nessa época, ele deixa de ser considerado como uma condição envolvendo basicamente retraimento social e emocional, e passa a ser concebido como um transtorno do desenvolvimento envolvendo déficits cognitivos severos com origem em alguma forma de disfunção cerebral.

O autismo não  é considerado, hoje, um estado mental fixo, irreversível e imutável, mas o resultado de um processo que pode, ao menos em parte, ser modificado por meio de intervenções terapêuticas. Ele não pode ser causado por fatores emocionais e/ou psicológicas. As evidências apontam para a multicausalidade. Descobertas recentes apontam a possibilidade de o autismo ser causado por uma interação gene-ambiente.

As crianças autistas têm um repertório muito limitado de comportamento, ou seja, fazem realmente poucas coisas. Isso sem dúvida é um dos motivos que leva as dificuldades de aprendizagem. Algumas delas são:

Dificuldade de atenção: algumas crianças são incapazes de se concentrar, mesmo por poucos segundos. Para superar esta dificuldade, é necessário planejar situações de ensino estruturadas, dividindo em pequenos passos e metas o que elas devem aprender. Também possuem dificuldades em reconhecer a relação espaço-temporal entre acontecimentos que se inscrevem dentro da mesma modalidade sensorial.
Dificuldades de raciocínio: muitas vezes elas aprendem mecanicamente, sem compreender a essência ou significado do que queremos que aprendam. O planejamento de tarefas pode evitar essa mecanização, acentuando o que realmente é significativo para elas.
Dificuldade de aceitação dos erros: frequentemente deixam de responder às chamadas de atenção e ordens, baixando o nível de atenção. Dessa forma, a aprendizagem não se produz. Para que isso não ocorra é preciso habituá-los a adaptarem-se a situações cada vez menos gratificantes.
Algumas estratégias podem ser utilizadas no dia-a-dia para solucionar esses problemas, tais como: criar situações de faz-de-conta que despertem o interesse da criança; usar bonecos para representar a família; criar soluções simbólicas para ajudar a resolver os problemas; encorajar a investigar pistas e sinais; e modelar/mediar uma sequência do que se deve fazer; introduzir palavras que a criança se interesse para que, posteriormente, ela possa construir frases com elas.

Os educadores devem desenvolver um programa de educação individualizado para focalizar nos problemas específicos da criança. Isto inclui terapia de fala e do idioma, e também habilidades sociais e treinamento de habilidades cotidianas. Eles devem elaborar estratégias para que essas crianças consigam desenvolver capacidades de poderem se integrar com as outras crianças ditas “normais”.
Fonte: BERQUEZ, G. O autismo infantil e Kanner. In: LEBOVICI, S.; MAZET, P. Autismo e psicoses da criança. 

DICAS PARA OS DIAS DE CALOR -

Os dias de intenso calor acabam alterando os hábitos de muitas pessoas — o tempo quente estimula a  praticar atividade física, caminhar no parque, etc. Na hora de se alimentar não é diferente: o desejo de seguir uma alimentação mais leve e balanceada vem à tona.

VERÃO - BEBIDAS E ALIMENTOS PARA ENFRENTÁ-LO 

- Frutas e sucos de frutas: Fontes de vitaminas, minerais, fibras e carboidratos, as frutas e os sucos naturais representam uma ótima aliada à alimentação não só em dias quentes, pois além de possuírem baixo teor de gorduras, o que facilita sua digestão, seu alto teor de água contribui para manter o corpo sempre hidratado. Para que a ingestão de vitaminas e minerais ingeridos seja otimizada, o ideal é que o consumo de frutas seja o mais variado possível. Apesar de ser uma opção bastante saudável, é importante equilibrar o seu consumo. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de ingestão é de três porções de frutas ao dia.

- Açaí: Queridinho dos praticantes de atividade física, esta fruta de origem da Região Norte do Brasil teve seu consumo difundido na última década sob a forma de “tigela de açaí”, acrescido de xarope de guaraná, frutas, granola entre outros. Atenção que estas combinações podem tornar o alimento bastante calórico. Sua polpa tem sido objeto de alguns estudos em função de seu valor nutricional, que apresenta como destaque o seu rico conteúdo de antocianinas, pigmentos que contribuem com o potencial antioxidante do fruto e conhecidos por diversas propriedades, incluindo anti-inflamatória, prevenindo a oxidação de LDL colesterol, doenças cardiovasculares e neurológicas. Além disto, pesquisas evidenciam seu potencial benéfico na manutenção de níveis de glicose no sangue.

- Água de coco: De baixo valor calórico, a bebida pode ser uma grande aliada à hidratação não só em cidades litorâneas, mas também em grandes centros urbanos, devido à facilidade cada vez maior em ser encontrada no mercado na forma industrializada. Sua composição é basicamente água (93%) e açúcares (5%), além de conter minerais e vitaminas, como sódio, potássio e vitaminas C e do complexo B em quantidades mais significativas, tornado a água de coco um importante repositor hidroeletrolítico. Deve-se considerar que sua composição pode sofrer variações, dependendo de seu grau de maturação e região onde o coco é cultivado.

- Cerveja: Presente no dia a dia dos brasileiros em qualquer época do ano, não poderia ser diferente durante os meses mais quentes. Além de refrescante, se consumida com moderação, a cerveja também possui propriedades nutricionais bastante interessantes e que tem se destacado no meio científico nos últimos anos. Pesquisas sobre o seu consumo moderado e implicações na saúde têm trazido importantes resultados, como por exemplo, a proteção contra doenças cardíacas, devido ao seu potencial antioxidante – proveniente de seus ingredientes, como lúpulo e cevada e seu baixo teor alcoólico, que varia entre 3 e 8% em média. E se no verão as pessoas estão mais preocupadas com o corpo, estudos já comprovaram não haver nenhuma relação direta entre o consumo moderado de cerveja e o aumento de obesidade abdominal e percentual de gordura corporal.

TABELA DE CALORIAS:

Suco de Laranja 39 Kcal
Salada de Frutas 148 Kcal
Açaí 110 Kcal
Água de Coco 22 Kcal
Cerveja 40 Kcal
Vinho Branco 134,4 Kcal
Isotônico 93,5 Kcal
Limonada 22 Kcal
Chope 60 kcal
*Valores calculados em porções de 100ml


O PODER DA RÚCULA -

RÚCULA A PODEROSA - 

Por trás do gostinho amargo dessa verdura estão substâncias capazes de prevenir inflamações no intestino, como a colite, e facilitar o trabalho digestivo. Fora isso, a rúcula é rica em ômega -3, ácido graxo responsável por manter os vasos sanguíneos saudáveis. Diante dessa molécula, os perigosos triglicérides, que tendem a se acumular nas artérias, não têm vez. A rúcula contém ainda ferro, que afasta a anemia, e potássio, que participa das contrações musculares. Também contém vitamina A, boa para os olhos cansados, para a pele, para as unhas e o cabelo. Além da vitamina C, cada vez mais queridinha dos médicos por ser boa de briga contra o câncer.

Dica de consumo:

Uma boa forma de aproveitar suas qualidade é consumi-la crua, em saladas, já que parte das substâncias benéficas vai embora com o aquecimento. Você pode cozinhá-la por, no máximo, cinco minutos se não quiser perder os nutrientes. 


SUCO QUE DÁ ÂNIMO E ENERGIA -

VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO FRACA, DESANIMADA E SEM ENERGIA? 

Usar os alimentos para equilibrar a energia do corpo todo é a máxima da medicina chinesa. O gengibre entra nessa brincadeira como uma poderosa fonte de calor para ter mais disposição, inclusive sexual. Seu sabor picante ajuda a transpirar, dá energia e vitalidade. Por isso, a raiz deve ser incluída no tempero de carnes e sopas e no chá.

RECEITA DO SUCO QUE DÁ ENERGIA E ÂNIMO 

1 beterraba pequena

1 maçã com casca e sem sementes

1 cenoura.

1 colher (chá) de gengibre ralado

Bata no liquidificador todos os ingredientes e beba em seguida, pode colocar cubos de gelo.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ÁGUA DE COCO -

Água de coco: uma ótima pedida para hidratar-se durante o exercício

As pesquisas científicas garantem que o sumo doce do coco tem tudo para ser uma alternativa interessante a quem prefere gastar o tempo livre se exercitando no verão. Veja só: a frutose da água de coco tem uma absorção mais lenta quando comparada à glicose, que prevalece em isotônicos industrializados. Assim, é uma boa pedida em modalidades menos exigentes, como caminhadas de até uma hora de duração. O líquido ainda é rico em potássio, elemento relacionado à queda da pressão arterial.

Para quem mora em regiões onde a água de coco in natura é mais escassa, a opção industrializada, vendida nas gôndolas do supermercado, é confiável, apesar de contar com conservantes. Mas é bom ficar de olho na data de validade, na forma como o produto é estocado e na exposição ao sol, fatores que acabam com os seus benefícios.

Confira os principais nutrientes em 100 mililitros de água de coco:
Calorias – 22 kcal
Carboidrato - 5,3 gramas
Cálcio - 19 miligramas
Fósforo - 4 miligramas
Sódio - 2 miligramas
Potássio - 162 miligramas



BARRINHA DE CEREAIS -

Aprenda a fazer uma barra de cereais


Sabia que dá para preparar uma barrinha de cereais em casa?
Papel e caneta na mão, anote aí:

Ingredientes

¼ de xícara (chá) de amêndoas
¼ de xícara (chá) de mix de nozes e castanhas-do-Pará
¾ de xícara (chá) de quinoa em flocos
¼ de xícara (chá) de sementes de chia
½ xícara (chá) de mirtilos desidratados
2 colheres (sopa) de goji berry desidratado
2 colheres (sopa) de uva passa sem caroço
1 colher (sopa) de sementes de linhaça
2 bananas amassadas (maduras)
1 colher (sopa) de óleo de coco

Modo de preparo

Bata as nozes, as castanhas, as amêndoas, a quinoa e a chia (lavada e escorrida) no processador. Acrescente o mirtilo, a goji berry, as passas e a linhaça e bata mais. Por fim, adicione a banana amassada e o óleo de coco e bata até formar uma massa. Forre uma assadeira com papel manteiga e espalhe a massa com uma espátula. Deixe-a lisinha e uniforme. Quebre uns pedacinhos de nozes e castanhas-do-Pará e coloque por cima, pressionando com o dedo. Leve ao forno a 170°C por uns 20 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e corte as barrinhas do tamanho que quiser. Guarde em recipiente bem fechado na geladeira.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

EU SOU MAIS OU MENOS...

Sem limites pra sonhar...


Eu sou uma pessoa bem simples, muito fácil de se lidar e de se gostar. Eu sou alegre, bom astral, de bem com a vida, tenho um gosto super eclético pra tudo rs rrrsssss...eu me adapto a lugares, a pessoas, a assuntos, levo a vida com facilidade e as vezes gosto da rotina e da solidão...gosto da minha companhia!!!
Sou muito ativa, inquieta e gosto de novidades sempre...costume me cansar fácil das coisas e também tenho muita facilidade em desapegos...esse papo de me doar muito já me desgastou e eu...bom, eu desencantei, cai na real e hoje me divirto como posso e com quem eu gosto!
Já passei por muitas, já sofri, já chorei (e choro muito ainda rs rssss), já passei por muitas perdas, me apego com muita facilidade mas, se algo der errado ou acontecer de eu me desagradar, eu saio da situação numa boa, não sou do tipo que fica se torturando, remoendo o assunto...nada de esticar "a coisa". Sou prática, prefiro dar um "até logo" virar as costas e bola pra frente!
Não curto "papinhos", esse negócio de "disse me disse" não faz minha cabeça...eu gosto de ir e vir, prefiro não ter amarras, prezo minha liberdade. Sou uma romântica incurável e gosto de ser como eu sou!
Sou inteligente, sou do meu intelecto e da minha capacidade, não preciso me mostrar a ninguém mas, não aprecio quem me subestimem. Gosto de pessoas, de trocar idéias, de ler, escrever...eu não paro nunca. A minha mente vive trabalhando, estou sempre pesquisando...sou fascinada por pessoas que tem assunto, que conversam bastante e que tem muita vivência e bastante conhecimento. Não sou do tipo que assiste novelas mas adoro um bazar beneficente...uma reuniãozinha entre amigos.
Gente, a vida é uma loucura de um emaranhar de assuntos, coisas, sons e vozes, papéis, contas, dinheiro, doenças, compras, família, casa, trabalho e trabalhos...empregos e serviços. Como diria Roberto Carlos: "são tantas as emoções" e mais ainda as dores de cabeça rs rrrsssss...
Eu levo a vida a sério mas, deixei de me preocupar a toa...não perco mais meu sono, nem reclamo e lamento como antes. Aprendi a perdoar com o coração, a não levar mágoas pra casa, muito menos desaforos! Graças a DEUS aprendi a dizer "NÃO" e vivo muito melhor hoje do que vivia ontem.
Sabe...eu não sou diferente de ninguém, nem mais nem menos. A superioridade existe nas, prefiro não praticar esse...eu diria: esse esporte! Sou humilde na maioria das vezes, tenho meus repentes e nem sempre sou boazinha, certinha, queridinha...meu passado eu deixei pra trás e a "inha" ficou por lá também.
Sim, eu sou seletiva...gosto do meu canto, não gosto de muito barulho, de muito movimento e falação. Graças ao bom PAI eu sou claustrofóbica...gosto de shows em lugares abertos, eu e a multidão não combinamos muito bem rs rrrssssss...ser temperamental é o meu ponto forte!
Sou do bem, da paz...proteção, dedicação, cumplicidade, solidariedade, doação, voluntariado fazem parte do ser que habita dentro de mim. Meu coração é VERMELHO, ele pulsa, vibra, bate, aplaude, rola...sou movida a tudo isso e mais e mais...
Bom, no decorrer desse novo ano estarei mais por aqui e vcs saberão a meu respeito. A aqueles que ainda não me conhecem...MUITO PRAZER, sou a Vânia Mara!!!



RECEITINHA PARA INCREMENTAR O SEU CHURRASCO -

Receita de Pasta de Alho para Churrasco


Ingredientes:
10 pães francês em rodelas
2 ovos
300 ml óleo
2 colheres de sopa de maionese
3 dentes de alho
1 limão (suco)
orégano
sal a gosto

Modo de preparar a pasta:
Coloque os ovos no liquidificador e adicione o óleo com ele ligado (ele vai ficando em forma de creme)
Adicione a maionese, alho, sal, orégano e o suco do limão
Quando tiver firme pare de bater e despeje em uma vasilha
Corte o pão em rodelas e passe o creme e leve ao forno ou churrasqueira. Fica tudo de bommmm!!!

NOVO ANO...NOVO TEMPO, VIDA NOVA!!!

2013 se foi e com ele se foram as coisas não boas, os acontecimentos tristes e decepcionantes.


Se você não foi feliz, se tudo aquilo que vc esperava acontecer deixou a desejar...não se desespere, nada de depressão ou lágrimas. Teremos mais de 350 dias pela frente e tudo pode acontecer...basta confiar e acreditar!

Nada de pressa, deixe o desânimo de lado, as mágoas para trás e bola pra frente...comece o novo ano mudando o visual, cortando os cabelos, mudando a cor...arrume a casa, as gavetas, dê um banho no seu animalzinho de estimação, compre uma planta, coma um grande e gostoso chocolate...ande a pé, compre uma bicicleta e deixe de ver novelas e ficar se lamentando de pijamas o dia todo na cama.

Se vc não sabe cozinhar, aqui vai uma dica: a culinária é ótima para se manter ocupada, motivo para reunir os amigos e os familiares. Além de relaxar, descontrair e também desintoxicar a mente e alimentar o coração com boas e novas idéias! 
Aprenda a fazer artesanato...é impossível que vc não tenha nenhum talento né? rs rrrssssss...atividades manuais ocupa a mente e clareia a mente, renova as energias e nos torna mais criativos, espertos e ativos. Matricule-se em um curso que tal?

Se vc está solteira é hora de se valorizar mais, sair e se divertir. Vá dançar, beber, rir, papear sem compromisso de repente...quem sabe?
O ano só será diferente e mudará algo nele se vc mudar. Não fique de braços cruzados vendo o tempo passar, vc envelhecendo, os cabelos branqueando e vc, sem fazer absolutamente nada para mudar tudo isso. Não existe receita pra ser feliz, não existe fórmulas milagrosas para sua vida mudar da "água para o vinho". Durma bem, acorde firme e forte, cheia de coragem...suba no salto, baton nos lábios e um sorrisão no rosto. Seja espontânea, gentil, cumprimente as pessoas, faça trabalho voluntário...faça caminhada, dieta, toque violão, compre um pássaro...leia um bom livro, plante uma árvore...vá pescar! Não sabe? 
Isso...a hora é essa: aprenda!!! 
Força na peruca minhas amigas lindas!!!