quinta-feira, 9 de outubro de 2014

CÂNCER DE MAMA EM HOMENS -


Embora raro, o câncer de mama pode, sim, afetar os homens. Câncer de mama em homens representa menos de 1% do total de casos de câncer de mama. O câncer de mama nos homens é diagnosticado com base em uma alteração na mama, geralmente notada pelo próprio paciente, já que não existe rastreamento de câncer de mama em homens.

A maioria dos aspectos do câncer de mama no homem são parecidos com o que se observa nas mulheres.

O câncer de mama masculino é mais frequente em homens com idades entre os 50 e 65 anos, assim como em homens que tenham casos de câncer de mama na família.

Sintomas do câncer de mama masculino

Os sintomas do câncer da mama masculino são semelhantes aos apresentados no câncer feminino. Os sinais mais comuns são:

Presença de nódulo indolor que pode provocar coceira ou até mesmo ferida que não cicatriza na região da aréola (bico da mama);
Pele enrugada ou ondulada;
Retração do mamilo;
Secreções no mamilo;
Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou mamilo;
Alterações do volume da mama;
inchaço de linfonodos na axila.
Muitos casos de câncer de mama masculino são diagnosticados em estágio avançado, fase em que a cura pode ser mais difícil de alcançar, por isso é importante fazer o auto-exame de mama. Caso apareça qualquer alteração nas mamas, o clínico geral é o melhor médico para encaminhar o paciente para o mastologista.

Tratamento para o câncer de mama masculino 

O tratamento para o câncer da mama masculino é semelhante ao feminino, mas no caso de câncer da mama nos homens a retirada da mama geralmente deve ser total, assim como a retirada dos linfonodos axilares. Dependendo do estágio do câncer, pode ser necessário fazer tratamento de radioterapia, terapêutica hormonal ou quimioterapia.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama masculino tem cura, necessitando somente estar atento aos sinais como, por exemplo, vermelhidão, alteração de volume da mama ou presença de nódulos indolores ou formação de secreção.

Tipos de câncer de mama masculino

Os tipos de câncer de mama masculino podem ser:

Carcinoma Ductal In Situ: 
Células cancerígenas se formam nos ductos da mama, mas não os invadem ou espalham para fora da mama. É quase sempre curável com cirurgia.
Carcinoma Ductal Invasivo:
Atinge a parede do ducto e desenvolve-se pelo tecido adiposo da mama. Pode-se espalhar para outros órgãos.
Carcinoma Lobular Invasivo:
Cresce no tecido adiposo da mama. É muito raro nos homens.
Doença de Paget: 
Começa nos ductos mamários e provoca crostas no mamilo, escamas, coceira, inchaço, vermelhidão e sangramento.
A doença de Paget pode estar associada ao carcinoma ductal in situ ou com o carcinoma ductal invasivo.
Câncer de Mama Inflamatório:
É muito raro nos homens e consiste na inflamação da mama que provoca o seu inchaço, vermelhidão e queimação, ao contrário de formar um nódulo.
O uso de anabolizantes ou estrogênios aumentam a possibilidade de desenvolver câncer de mama. Outros fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama podem ser a radiação, cirrose, alcoolismo.

0 comentários:

Postar um comentário