terça-feira, 15 de abril de 2014

DEFICIÊNCIA FÍSICA

O que é deficiência física?
Definição:
A deficiência física refere-se ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo(s) segmento(s) corpora(is) afetado(s) e o tipo de lesão ocorrida. 
Tipos/características:
-• Lesão cerebral (paralisia cerebral, hemiplegias)
-• Lesão medular (tetraplegias, paraplegias)
-• Miopatias (distrofias musculares)
-• Patologias degenerativas do sistema nervoso central (esclerose múltipla, esclerose)
-• Lesões nervosas periféricas
-• Amputações
-• Sequelas de politraumatismos
-• Malformações congênitas
-• Distúrbios posturais de coluna
-• Sequelas de patologias da coluna
-• Distúrbios dolorosos da coluna vertebral e das articulações dos membros
-• Artropatias
-• Reumatismo inflamatório da coluna e das articulações
-• Doenças osteomusculares (DORT)
-• Sequelas de queimaduras
Causas:
As causas são as mais diversas. Em seguida serão apresentadas algumas:
-Paralisia Cerebral: por prematuridade; anóxia perinatal; desnutrição materna; rubéola; toxoplasmose; trauma de parto; subnutrição.
-Hemiplegias: por acidente vascular cerebral; aneurisma cerebral; tumor cerebral.
-Lesão Medular: por ferimento por arma de fogo; ferimento por arma branca; acidentes de trânsito; mergulho em águas rasas; traumatismos diretos; quedas; processos infecciosos; processos degenerativos.
-Malformações congênitas: por exposição à radiação; uso de drogas; causas desconhecidas.
-Artropatias: por processos inflamatórios; processos degenerativos; alterações biomecânicas; hemofilia; distúrbios metabólicos e outros.
Fatores de risco:
Violência urbana
-Acidentes de trânsito
-Acidentes desportivos
-Alto grau de estresse
-Tabagismo
-Maus hábitos alimentares
-Uso de drogas
-Sedentarismo
-Epidemias/endemias
-Agentes tóxicos
-Falta de saneamento básico
Sinais de alerta:
-Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê (não firmar a cabeça, não sentar, não falar no tempo esperado).
-Perda ou alterações dos movimentos, da força muscular ou da sensibilidade em membros superiores ou inferiores.
-Erros inatos do metabolismo.
-Doenças infecto-contagiosas e crônico-degenerativas.
-Gestação de alto risco
Realizar exames pré e pós-natais favorecem a identificação e a prevenção primária e secundária desses sinais de alerta, minorando assim o agravamento dos quadros de limitação e de incapacidade.
Dados estatísticos:
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que , em tempos de paz, 10% da população de países desenvolvidos são constituídos de pessoas com algum tipo de deficiência. Para os países em vias de desenvolvimento estima-se de 12 a 15%. Desses, 20% seriam portadores de deficiência física. Considerando-se o total dos portadores de qualquer deficiência, apenas 2% deles recebem atendimento especializado, público ou privado. (Ministério da Saúde – Coordenação de Atenção a Grupos Especiais, 1995). 
1.2 Quem é o deficiente físico?
Claude Lévi-Strauss (o mesmo antropólogo cantado por Caetano Veloso em “Estrangeiro”) disse que as diferenças existem, devem ser reconhecidas e assumidas e não escondidas. Somos natural e biologicamente diferentes: nascemos branco, negro, amarelo, vermelho ou mestiço, homem ou mulher. Isso não quer dizer que necessariamente devamos ser desiguais. Diferença e desigualdade não são a mesma coisa. As crianças com deficiências, apresentam características que fogem do convencionado padrão de normalidade, mas devem ser consideradas com características individuais.
Esta mesma criança é um ser com direitos.
Existe, sente, pensa e cria. Pode não ver, mas não tem dificuldades em orientar-se ou fazer música. Pode não aprender conteúdo específico do currículo, mas pode destacar-se em uma atividade esportiva. Pode não ouvir, mas escreve poesia.
Segundo a confirmação da investigação e da prática clínica, a criança com paralisia cerebral, que é um dos tipos da deficiência física, apresenta essencialmente um comprometimento neuromotor. Porém, parece-nos bastante óbvio que, quando frente às que apresentam um grau de comprometimento severo, temos de discutir suas possibilidades e oportunidades de inclusão caso a caso, pois algumas delas necessitam de adaptações complexas e individualizadas.
As convicções sociais que caracterizam a noção de normalidade e ideal têm de ser amplamente debatidas, pois geram confusões e adiam a resolução dos problemas. Temos, cada vez mais, de reconhecer que o conceito de normalidade não pode se reduzir a um sentido biológico, ele tem de incluir um conceito de realização no sentido social.
A deficiência física pode apresentar comprometimentos diversos das funções motoras do organismo físico que variam em número e grau, de indivíduo para indivíduo dependendo das causas e da abrangência.
Esses comprometimentos relativos a deficiência física podem apresentar-se como:
•-leve cambalear no andar;
-necessidade do uso de muletas ou andador adequados para auxiliarem a execução da marcha;
-uso de cadeira de rodas que pode ser manobrada pelo aluno;
-uso de cadeira de rodas manobrada por terceiros devido á impossibilidade do aluno;
-uso de cadeira de rodas motorizada que poderá ser acionada por qualquer parte do corpo onde predomine alguma função voluntária.
Esses problemas poderão estar associados ou não a:
-dificuldades de linguagem ( disartria, anartia,...);
-dificuldades visuais ( estrabismo, nistagmo, visão sub-normal,...);
-dificuldades auditivas com possibilidade de compensação com uso de aparelho específico;
•-semi-dependência para atividades da vida diária (AVD):
*higiene;
*alimentação;
*uso do banheiro;
*escrita;
*desenho;
*atividades que necessitem coordenação motora fina.
• -problemas do desenvolvimento cognitivo:
*dificuldades para o “fazer”;
*dificuldades para o “compreender o que está sendo visto”;
*dificuldades para compreender a linguagem.
1.3 Abordagens teóricas para crianças com deficiência física em decorrência da paralisia cerebral
É hoje consensual, de acordo com os grandes teóricos do desenvolvimento humano, que a ontogênese e a socialização estão fundidas na realização do ser humano. A ontogênese traduz o conjunto de transformações embrionárias e pós-embrionárias pelas quais passa o organismo vertebrado desde a fase do ovo até a forma adulta (GOULD, 1977).
Duas correntes teóricas no interacionismo, a elaborada por Piaget e seus seguidores e a defendida por teóricos soviéticos, em especial Vygotsky, dão sustentação aos referenciais teóricos analisados e apropriados quanto à solicitação da criança com deficiência física.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre por meio de constantes desequilíbrios e equilibrações. O aparecimento de uma nova possibilidade orgânica na criança ou a mudança de alguma característica do meio ambiente, por mínima que seja, provoca a ruptura do estado de repouso - da harmonia entre o organismo e o meio - causando um desequilíbrio. São dois os mecanismos acionados para alcançar um novo estado de equilíbrio. O primeiro recebe o nome de assimilação e o outro, acomodação.
Piaget ainda divide a fase de desenvolvimento em dois períodos: período da inteligência sensorial-motora, que vai do nascimento até os dois anos de idade (constituído de seis estágios), e período pré-operacional, compreendido entre dois e sete anos de idade.
No interacionismo proposto por Vygotsky encontramos uma visão de desenvolvimento baseada na concepção de um organismo ativo, cujo pensamento é construído paulatinamente num ambiente que é histórico e, em essência, social. Nessa teoria é dado destaque às possibilidades que a criança dispõe a partir do ambiente em que vive. O pensamento infantil, amplamente guiado pela fala e pelo comportamento dos mais experientes, gradativamente adquire a capacidade de se auto-regular. Para Vygotsky o processo de formação do pensamento é portanto despertado e acentuado pela vida social e pela constante comunicação que se estabelece entre crianças e adultos, a qual permite a assimilação da experiência de muitas gerações.

1 comentários:

Anônimo disse...

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